segunda-feira, 28 de março de 2016

Melancia da polpa amarela é cultivada na empresa Angel Agrícola na Chapada do Apodi


De forma experimental e atendendo solicitação do mercado do sudeste do país, a empresa Angel Agrícola na Chapada do Apodi, está cultivando a melancia da polpa amarela, uma das variedades adaptadas para o Brasil, que já existe em outros estados, e que começa a ser cultivada em terras apodienses.

A idéia de trabalhar com as melancias de polpa amarela surgiu da necessidade de diversificar a oferta de melancias no mercado nacional, agregando novas características a fruta.  Existe também a questão nutricional, pois os vegetais de coloração vermelha são ricos em licopeno e os de coloração amarela são ricos em caroteno.  Os dois pigmentos atuam na prevenção de doenças do coração e de diversos tipos de câncer.  O caroteno, quando ingerido, converte-se em vitamina A, que tem conhecida ação na prevenção de alguns males da visão, entre outras funções.

A cor da polpa não influencia no sabor.  Provavelmente, influencie a percepção do consumidor, que por estar acostumado à polpa vermelha, poderá apresentar no início, alguma resistência ao consumo, mas no mercado local na região oeste do RN, foi constato um grande índice de aceitação.

A melancia amarela não é transgênica. Naturalmente, a espécie pode apresentar, além do tradicional vermelho, frutos de polpa amarela, laranja, rosa e branca. O que se fez foi juntar em grupo de plantas a polpa amarela a outras características que atendam as necessidades do produtor e do consumidor. Os aspectos mais trabalhados nas pesquisas, que trarão vantagem ao produtor foram à produtividade, precocidade e a resistência ao transporte.

“Estamos ainda em fase experimental, mas estamos trabalhando com essa demanda do mercado, em se consolidando vamos plantar em grande escala para atender essa lacuna existente no mercado”, frisou Francisco Silva gerente da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário