domingo, 23 de agosto de 2015

Índice de pessoas acima do peso no RN é o maior do Nordeste

Pesquisa Nacional de Saúde relativo ao ano de 2013 aponta que 58,3% dos potiguares têm excesso de peso e 21,1% eram obesos no ano de referência da pesquisa em relação às pessoas com idade superior a 18 anos. O estudo foi publicado na última sexta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este percentual coloca o Rio Grande do Norte como o estado nordestino com o maior índice de pessoas obesas e com sobrepeso na região.

O Estado ocupa a oitava colocação, e a 12ª posição no ranking nacional, quanto aos índices de excesso de peso e obesidade, respectivamente.

O Rio Grande do Norte é o estado da Região Nordeste com o maior índice de pessoas obesas e com sobrepeso, de acordo com a Síntese de Pesquisa Nacional de Saúde relativo ao ano de 2013 em relação às pessoas com idade superior a 18 anos. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (21) pelo IBGE e mostram que 58,3% dos potiguares têm excesso de peso, enquanto 21,1% eram obesos no ano de referência da pesquisa. O Estado ocupa a oitava colocação, e a 12ª posição no ranking nacional, quanto aos índices de excesso de peso e obesidade, respectivamente.

A pesquisa é um retrato de várias situações ligadas à saúde do brasileiro, e mostra, entre outras coisas que o problema da obesidade vem crescendo desde o ano de 2002, quando o IBGE começou a medir através de amostragem. A obesidade na população masculina, no Brasil, passou de 9,3% em 2002-2003 para 17,5% em 2013; enquanto, entre as mulheres, esse índice saltou de 14% para 25,2%. A tendência de crescimento desses índices, especialmente entre as mulheres, também ocorre no Rio Grande do Norte. São 25,1% da população feminina consideradas obesas, contra 16,6% dos homens.

Via Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário