O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) apontou que o estado do Rio Grande do Norte tem 99% de seus municípios entre desenvolvimento regular e moderado. Dos 167 municípios do Estado, 85 apresentaram índices regulares de desenvolvimento (50,9%) e 81 registraram desenvolvimento moderado (48,5%). Somente a capital Natal chegou ao desenvolvimento alto.
Criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, o IFDM considera indicadores de Saúde, Educação e Emprego & Renda.
Criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, o IFDM considera indicadores de Saúde, Educação e Emprego & Renda.
A pontuação varia numa escala de 0 (pior) a 1 (melhor) para classificar o desenvolvimento. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixa (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderada (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.
Os dados considerados são de 2009. A média brasileira do IFDM foi de 0,7603 pontos, 0,6% menor que a observada em 2008. Os dados retratam o impacto da crise mundial no desenvolvimento dos municípios brasileiros. Apesar disso, 3.841 municípios (69%) apresentaram melhora em seus índices de desenvolvimento, resultado um pouco melhor do que o observado em 2007, quando 67,3% registraram crescimento.
O IFDM do Rio Grande do Norte em 2009 ficou em 0,6647 pontos, um recuo em relação a 2008, que foi de 0,6714. No segmento Educação, o Rio Grande do Norte registrou 0,6842 pontos em 2008 e 0,6956 no ano seguinte, crescimento de 1,7%, caindo da 13ª para a 14ª posição no ranking nacional dos estados, mantendo o desenvolvimento moderado na vertente.
Já no segmento Emprego & Renda na comparação 2008/2009, o Estado manteve o índice de desenvolvimento regular, apesar de uma piora de 0,5596 para 0,5224 pontos (-6,7%). Já os índices de Saúde apresentaram crescimento de 0,8%, de 0,7702 em 2008 para 0,7763 pontos em 2009.
No último balanço do IFDM, Natal manteve a primeira colocação entre os municípios do Estado, apresentando um alto desenvolvimento, com 0,8012 pontos (crescimento de 0,5%). O segmento de Educação na capital evoluiu 2,3%, passando de 0,7076 em 2008 para 0,7241 em 2009, ocupando o 55º lugar no ranking dos municípios.
A vertente Emprego & Renda, a capital apresentou o melhor resultado do Estado, com 0,8819 pontos, apesar do recuo de 1,6% em relação ao ano de 2008. Na saúde, houve crescimento de 1,3%. Em termos nacionais, Natal ocupa a 233ª posição.
Quanto aos 167 municípios do Estado, o municípios que teve destaque foi Apodi, que subiu 30 posições, aparecendo na terceira colocação, registrando 0,7201 pontos, com crescimento de 15,7% em relação ao ano de 2008. O município de Coronel Ezequiel apresentou nível de desenvolvimento baixo na vertente Emprego & Renda, com 0,1512 pontos, e ocupa a 158ª posição.
Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento - Emprego & Renda, Educação e Saúde - baseado em dados declarados pelas próprias prefeituras ao Governo Federal. As estatísticas oficiais mais recentes que estão disponíveis são de 2009.
O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas o reflexo da queda de outro município.
De acordo com os dados do IFDM, a expectativa é que só em 2037 os municípios do país garantam à população brasileira atendimento básico de saúde, ensino fundamental de qualidade e maior inserção no mercado formal de trabalho.
Fonte: o mossoroense
Nóis que Fazemos partes da Saúde,ficamos tristes na data de hoje(10/11),ficamos sabendo do corte de 25% no Salário dos profissionais Contratados da Saúde.Esse é o Pagamento que ela(Prefeita) nos dar pelo ótimo trabalho que realizamos na Cidade.
ResponderExcluirDos fatos e do fantástico mundo da nova geração
ResponderExcluirA breve alusão ao desenho animado O FANTÁSTICO MUNDO DE BOBI, não é a toa, pois a Nova Velha Geração grupo político que vem se auto dizendo ser a solução para Apodi a cada dia que passa mostra-se um verdadeiro desastre, vamos aos fatos:
O grupo político lança uma candidatura a deputado de Apodi e ilude a todos nós dizendo que com pouco votos cerca de 10 mil garantiria o lugar sonhado, bem já sabemos o resultado, pois bem, terminada a campanha chega a hora da prestação de contas ai meu amigo é que falar das contas dos outros e da prefeitura tudo fica simples, com tudo pode ser feito com o dinheiro da prefeitura, transporte para todo mundo os universitários que na maioria são da rede privada não irar pagar mais todo funcionário irar ganhar mais de 2000 mil reais etc.etc....,.
Dos fatos o rapaz ou melhor a Nova Geração não respeitou a justiça eleitoral e não prestou contas de sua campanha, onde na mesma campanha aparece ele Flaviano como doador de 10mil reais para a mesma, que o mesmo na declaração do imposto de renda dele pois que ele ganha por ano cerca de 20 mil reais; oras bolas, este grupo cheio de contadores advogados e outros mais não sabia que ele só poderia ter doado 10% dos 20mil ou seja 2mil reais, e para completar arrumou um nota fiscal pra não falar outra coisa muito suspeita que já se encontra nas mãos do presidente do devido Tribunal que alias a devida conta foi rejeitada por unanimidade, Agora Eu pergunto da para ACREDITAR neste grupo vendedor de ilusões que não tem capacidade de prestar contas de um simples candidato a deputado! Da para entregar os cofres públicos a eles? Se em uma simples prestação de contas eles fizerem o que fizeram com a mota fiscal vcs imaginem com a prefeitura. Pensem bem gente...
Venho através desse comentário fazer uma grave denuncia gritante absurdo inaceitável que esta acontecendo no nosso município Apodi , nossos conterrâneos filhos de3 nossa terra sofrendo Por não ter ambulâncias filhos nossos morrendo por falta de socorro de um locomoção adequada, mais absurdo ainda e nossos filhos que precisa se deslocar 70 a 80 kilometros para bater um Raio x em Mossoró ou pau dos ferros, que vergonha para uma cidade do porte de Apodi, chega o que nossos governantes estão fazendo por isso nossa prefeita Gorete nossos vereadores porque vocês deixam isso acontecer lute pela nossas população vamos agir vamos a luta, prefeita vereadores deixem de conversar vamos a luta Apodi não desenvolve só anda para traz , cadê o raio x que a governadora Vilma mandou porque não estalaram , i ninguém faz nada ninguém toma providencia precisamos de políticos que lute por nossos direitos e que não só ganhe nosso dinheiro sem fazer nada pela nossa população , vamos a luta, prefeita e vereadores vocês próximo ano vão as ruas de Apodi pedir um foto de confiança mas será que o povo ainda vai acreditar em um político que só fala fala e não executar será que o povo vai dar um voto a um vereador que diz que defende o o povo e não ao contrario só defendem seu bolso o seus ideais seus o seus próprios interesses , população apodiense saibam em que você vai dar um voto faça um reflexão será que esses vereador que você vai votar merece seu voto abram o olho por que Apodi não anda pra frente se todas as cidades vão para frente Apodi só vai para traz , nos estamos cansados de sofrer prefeita deixe de conversa ajeite as ambulâncias do município que estão virando fero velho e sem uso enquanto isso nossos filho precisa de uma ambulância e muita das vezes estão todas ocupadas pois as ambulâncias do estado uma ate de bom estado mas outra precária quase não Server mais para nada ,e o raio x porque meu Deus eu não entendo porque não estalam e vergonhoso a pessoa que precisa de um raio x ter que ir a outras cidades , e o senhor diretor Ivanildo lima o que tu tem a dizer desse descaso o senhor será que não tem competência de fazer as coisas funcionarem nesse hospital , esse e um desabafo que faço com muita revolta e indignado com nossos vereadores e governantes vamos a luta porque nosso Apodi esta com a saúde 0 esta de pior a pior e ninguém faz nada para resolver esse problema acorooooooooooooooooooda autoridades espero que esse comentário seja divulgado e que meu grito não seja em vão obrigado senhor blogueiros
ResponderExcluir