segunda-feira, 21 de março de 2011

Parceria vai assegurar aumento da safra de castanha de caju




A pro­du­ção de cas­ta­nha do Rio Gran­de do Norte, con­si­de­ra­da a ter­cei­ra maior do Bra­sil, terá um in­cen­ti­vo que vai re­fle­tir di­re­ta­men­te no au­men­to e no me­lho­ra­men­to da safra nos pró­xi­mos anos. Um con­vê­nio ce­le­bra­do entre o Sebrae-RN, a Fun­da­ção Banco do Bra­sil e o go­ver­no es­ta­dual vai li­be­rar R$ 1,3 mi­lhão para a ati­vi­da­de, um dos mais im­por­tan­tes ar­ran­jos pro­du­ti­vos do RN. O di­nhei­ro será apli­ca­do na cons­tru­ção de uma cen­tral de co­mer­cia­li­za­ção, em con­sul­to­rias téc­ni­cas e na for­ma­ção de coo­pe­ra­ti­vas. A as­si­na­tu­ra do con­vê­nio ocor­reu na úl­ti­ma quinta-feira (17), no mu­ni­cí­pio de Apodi, que fica a 328 qui­lô­me­tros de Natal.

O con­vê­nio está in­se­ri­do nas ações do Pro­gra­ma de Ins­ta­la­ção de Mi­ni­fá­bri­cas de Be­ne­fi­cia­men­to da Cas­ta­nha, de­sen­vol­vi­do pelo Se­brae e Fun­da­ção Banco do Bra­sil. A ex­pec­ta­ti­va é de que os re­cur­sos be­ne­fi­cia­rão toda a ca­deia pro­du­ti­va da ca­ju­cul­tu­ra, es­pe­cial­men­te um grupo de 80 agri­cul­to­res de Apodi, in­te­gran­tes da As­so­cia­ção dos Mini Pro­du­to­res de Cór­re­go e Sí­tios Reu­ni­dos. O re­pas­se de va­lo­res tam­bém as­se­gu­ra a cria­ção de fundo ro­ta­ti­vo para aqui­si­ção de matéria-prima.

O di­re­tor téc­ni­co do Sebrae-RN, João Hélio Ca­val­can­te Jú­nior, re­for­çou o apoio ao pro­je­to e res­sal­tou a ne­ces­si­da­de de in­ves­tir em ações que con­tri­buam para a mu­dan­ça no ce­ná­rio de po­bre­za ao mesmo tempo em que cria novas opor­tu­ni­da­des de ne­gó­cios.

Na safra 2009/2010, so­men­te no mu­ni­cí­pio de Apodi, foram pro­du­zi­das 200 to­ne­la­das de cas­ta­nha, que aju­da­ram a mudar a vida do pro­du­tor An­tô­nio Fran­cis­co Alves. "O apoio que a gente está re­ce­ben­do mudou com­ple­ta­men­te nos­sas vidas. Com o acom­pa­nha­men­to que temos, já es­ta­mos pro­du­zin­do de uma forma mais pa­dro­ni­za­da, e bus­ca­mos a cer­ti­fi­ca­ção or­gâ­ni­ca, pra me­lho­rar ainda mais nossa pro­du­ção", ates­ta.

Para a pre­si­den­te da Coo­pa­pi, Fá­ti­ma Tor­res, o con­vê­nio aca­ba­rá com os prin­ci­pais gar­ga­los da pro­du­ção de cas­ta­nha po­ti­guar: a falta de as­sis­tên­cia téc­ni­ca, ca­pi­tal de giro, e uma cen­tral de co­mer­cia­li­za­ção. "O re­sul­ta­do disso tudo vai ser o cres­ci­men­to da pro­du­ção, me­lho­ria do pro­du­to, e uma me­lhor qua­li­da­de de vida para o pro­du­tor", des­ta­ca a pre­si­den­te.

A go­ver­na­do­ra do es­ta­do, Ro­sal­ba Ciar­li­ni, que tam­bém par­ti­ci­pou do even­to, pro­me­teu a im­plan­ta­ção de pro­gra­ma que prevê o re­plan­tio dos po­ma­res. Ela acre­di­ta que novos ca­juei­ros devem ga­ran­tir uma maior pro­du­ção. "Es­ta­mos de­sen­vol­ven­do um pro­gra­ma, com acom­pa­nha­men­to téc­ni­co, para que pos­sa­mos re­plan­tar os po­ma­res, e ga­ran­tir uma pro­du­ção cada vez maior de cas­ta­nha em nosso es­ta­do", anun­ciou

Fonte: Correio da Tarde

Um comentário:

  1. Parabéns a equipe da COOPAPI, pelo projeto você são lutadores incansáveis pelas melhorias na região do Apodi.

    ResponderExcluir