quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Dica de Saude - Com Doutora Flávia Pinheiro

Cada vez que você fica informado, você aprende como buscar ajuda. 

Use sua consciência a favor de sua saúde. 

Hoje falaremos de Insônia e Micção nortuna. 

(Hábitos de ir várias vezes ao banheiro no decorrer da noite)

Urinar durante a noite pode causar insônia, mas pode ser um sintoma de doenças mais graves. Na pior das  hipóteses, pode ser um sintoma de próstata aumentada ou de diabetes. Mesmo na melhor das hipóteses, ter que acordar para urinar pode ser frustrante e pode deixar você cansado.

Viagens noturnas constantes ao banheiro podem simplesmente significar que você consumiu líquido demais naquela noite. E, certamente, a necessidade de urinar uma vez durante a noite não é motivo para preocupação. Mas é preciso uma investigação quando se urina duas ou mais vezes todas as noites.

Antes de mais nada, cada viagem ao banheiro significa que você tem que acordar. Várias idas durante a noite, somadas ao tempo que se demora para voltar a dormir, podem chegar a uma perda de sono significativa.

Mas, mais importante do que a perda de sono, esse padrão pode significar um problema de saúde. A micção em excesso durante a noite (chamada de noctúria) é um sintoma comum de várias doenças, inclusive de diabetes. Nos homens, uma próstata aumentada (problema que ocorre com a maioria dos homens à medida que envelhecem) geralmente é o problema. O aumento da próstata também pode ser sinal de câncer de próstata e deve ser avaliado imediatamente. Nas mulheres, infecções do trato urinário freqüentemente causam noctúria. A apnéia do sono também pode causar a doença.

Ingestão de álcool à noite também pode ser um fator causal de noctúria. E muitos medicamentos apresentam a noctúria como um efeito colateral. Como a ela tem muitas causas, é importante uma avaliação médica. Posteriormente, seu médico pode encaminhá-lo a um urologista ou a outro especialista.

Se você tiver que ir ao banheiro à noite, use o mínimo de luz necessária. Luz clara demais pode dificultar que você pegue no sono novamente. Se, para você, levantar à noite é freqüente, deixe sempre uma luz fraca acesa para não ter que acender nenhuma luz forte.

Próstata aumentada é uma conseqüência do envelhecimento, a qual pode causar insônia. Com a idade, os sistema reprodutor também muda. 

2 comentários: