terça-feira, 28 de junho de 2016

Kelps Lima questiona falta de medicamentos na Unicat para doença falciforme‏

Em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (28), o deputado Kelps Lima (Solidariedade) questionou a falta de medicamentos para tratamento de doença falciforme na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) do Rio Grande do Norte.

“A Unicat vive uma constante falta de medicamentos. A medicação para doença falciforme, patologia que causa muita dor e sofrimento aos portadores, já está em falta na unidade há um ano”, disse Kelps.

De acordo com o parlamentar, a situação não apenas reflete nos pacientes e familiares, como também gera prejuízos ao Estado. “Ao não fornecer o medicamento gratuitamente aos pacientes, estes ajuízam uma ação judicial e o Estado acaba obrigado a adquirir o medicamento a preço de mercado. Ou seja, acaba gastando mais”, observa.

Os medicamentos ausentes na Unicat para o tratamento da doença falciforme, segundo Kelps Lima, são o Hydrea e o Exjade. A doença falciforme é um mal hereditário, com sintomas semelhantes aos da anemia comum, como cansaço e palidez. A diferença é que o paciente tem crises recorrentes e é mais suscetível à infecção, por isso o tratamento não deve ser interrompido. A enfermidade é causada por uma deformação nas hemácias ou glóbulos vermelhos, células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio.

Foto: Eduardo Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário