terça-feira, 26 de maio de 2015

Ministro da Integração vai participar de seminário em Mossoró

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, confirmaram presença no seminário que acontecerá em Mossoró para tratar da transposição do rio São Francisco. O debate está marcado para as 14h da próxima sexta-feira (29), no auditório do hotel Villa Oeste.

Proposto pelo deputado Beto Rosado, o evento será realizado pela Câmara dos Deputados, em parceria com a UERN e a UFERSA. Professores universitários, estudantes, representantes da classe política e dos órgãos públicos envolvidos nas obras também devem participar.

Pelo projeto da transposição, as águas do São Francisco irão chegar ao Rio Grande do Norte através de dois ramais. O ramal da bacia Piranhas-Açu, que vai levar água para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e para a barragem de Oiticica já está garantido.

Agora, a preocupação do deputado Beto Rosado, único potiguar na comissão que acompanha as obras do São Francisco, é com a chegada das águas pelo ramal Apodi-Mossoró, cujo projeto ainda não foi apresentado. “Sem o ramal concluído, essa obra tão sonhada pela população não chegará à região Oeste, castigada há tantos anos pela falta d’água. Por isso, a cobrança é constante”, destacou o deputado.

Segundo Beto Rosado, a população precisa conhecer os impactos e as oportunidades que as obras trarão. “Esses aspectos devem ser discutidos amplamente por todos aqueles que serão beneficiados. Um dos objetivos é debater o modelo de gestão adotado para a execução do projeto e o uso eficiente dos nossos recursos hídricos com base nesse modelo.”

Da bancada do Rio Grande do Norte já confirmaram presença a senadora Fátima Bezerra (PT) e os deputados federais Antônio Jácome (PMN) e Zenaide Maia (PR).

Fonte: De Fato.

Um comentário:

  1. A não inclusão do nosso rio Apodi-Mossoró no projeto da transposição das águas do rio São Francisco configura um fato inconteste de que a bancada federal do nosso estado está dispensando uma doentia indiferença para a problemática da escassez de água na região Oeste, nas cidades situadas desde a nascente até a foz. Não consigo entender, também, a indiferença e omissão dos Srs. prefeitos que não movem uma palha para defenderem seus municípios, cobrando de forma veemente um posicionamento da nossa bancada federal, bem como comparecendo em peso ao tal seminário.

    ResponderExcluir