segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Estiagem: Situação deve piorar nos próximos meses no RN

A seca que castiga o Rio Grande do Norte há quatro anos dizimou as reservas do estado potiguar. Atualmente, o estado detém apenas 21% da capacidade hídrica. 

Entre as regiões mais castigadas estão o Seridó e o Alto Oeste, onde a seca esvaziou os maiores reservatórios: Marechal Dutra (o Gargalheiras) e o de Pau dos Ferros. Até agora, 15 municípios do estado estão em colapso no abastecimento, e outros 73 enfrentam algum tipo de racionamento de água. 

Na última sexta-feira (20), o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu se reuniu extraordinariamente em Pombal, na Paraíba, para deliberar o manejo do sistema. Com apenas 13% da capacidade, o sistema Curemas-Mãe abastece mais de 20 cidades dos dois estados. 

A perspectiva inicial do comitê é tentar manter a reserva hídrica até março de 2017, uma vez que a possibilidade de recarga no inverno do próximo ano é baixa. Nesta semana, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou que os efeitos do El Niño fenômeno de aquecimento das águas do Oceano Pacífico serão os mais intensos dos últimos 15 anos. O fenômeno impede o período de chuvas no Nordeste do país. 

Fonte: Marcos Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário