domingo, 1 de julho de 2012

Nota sobre a possível Aliança entre o PT e o PCdoB em Apodi-RN

Nesta última semana, ventilou-se em nosso município, a possibilidade de uma Aliança entre o PT e o PCdoB na chapa majoritária nas eleições municipais, cabendo ao PT indicar o Vice. Eu, Professora Simone Cabral, filiada ao PT, estaria dentre as possibilidades de pré-candidaturas ao pleito, mesmo não tendo manifestado interesse anteriormente. Logo essa notícia espalhou-se e ganhou proporções inimagináveis para especulações, incertezas e expectativas.

Enquanto isso, eu estava no interior do Piauí, na cidade de Parnaíba, participando do IV Fórum Internacional de Pedagogia, evento realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), a qual, sou membro fundadora. A agitação em torno do meu nome, acredito ter sido motivada, tanto pela curiosidade na pessoa, até então desconhecida, para muitos, como pela credibilidade na minha atividade docente e de minha idoneidade política, para os que me conhecem.

Começou então, uma enxurrada de ligações e mensagens telefônicas de companheiros do PT, de militantes do PCdoB e de amigos e parte de familiares mais próximos para que eu aceitasse sair na chapa majoritária com o pré-candidato à Prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB). Vale salientar, que a indicação do meu nome, dada a sua repercussão positiva, foi, previamente, construída pelo próprio PCdoB que já o indicava, como condição para firmação da Aliança, o que não dava condições para o debate interno sobre a escolha do representante do PT. Somente e em função, de um projeto unificado em prol de reposicionar o PT no lugar que ele merece: o Partido que mudou o Brasil, o consenso foi firmado.

Assim, aceitei o desafio depois de conversar, via telefone, com o próprio Flaviano Monteiro (PCdoB). Na ocasião, tentava me convencer da importância de uma candidatura representativa de uma oposição de esquerda e comprometida com o nosso município, e que reunia duas figuras com histórias de superação social por meio da educação. Foi um convite à ousadia, que não poderia recusar, tamanha era a empreitada em nome da coerência partidária que une projetos políticos de partidos de esquerda no Brasil.

Aceitei quando conversei com meus familiares, alguns destes, resistentes, temendo os desgastes e os desafios que a vida pública implica. Ainda, sim, recebi de todos eles, o apoio, caso eu decidisse aceitar, como, de fato, o fiz. Aceitei, porque tenho lado, porque tenho partido e não costumo fugir dos desafios.

Antecipei meu retorno do PIAUI para o dia 29/06, deixando os compromissos assumidos no Evento já citado, para FIRMAR E FESTEJAR a Aliança, quando, ainda em trânsito, fui surpreendida pela notícia que o acordo havia sido quebrado pelo PCdoB, ao preferir na sua chapa majoritária outro Partido e não o PT. Ao agir dessa forma, a chamada Nova Geração (envelhecida pelas ideias, pelo discurso e, comprovadamente, pela prática) se revela igual aos grupos políticos tradicionais e perde totalmente o discurso do novo.

O sentimento que aflora é de desrespeito com o PT e com os que acreditaram, apostaram e defenderam essa Aliança. Por fim, sobre a decisão do PCdoB, não poderia ser mais representativo deste, do que lembrar o mais célebre teórico das Ciências Sociais, Karl Marx, quando disse: “Tudo que é sólido se desmancha no ar”.

Pela dignidade na política!
Profª Simone Cabral*


*Graduada em Ciências Sociais (UERN), Mestre em Sociologia (UFPB), Doutora em Ciências Sociais (UFRN) e Professora da UERN/Campus de Pau dos Ferros

15 comentários:

  1. Como membra do PT e admiradora de sua pessoa fiquei indignada com a postura dessa "Nova Geração".

    Att:
    Fátima Torres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FÁTIMA VC SEMPRE FOI BACURAU, NÃO VALE O QUE VC DIZ. VC SEMPRE FOI BERNFICIADA COM ESSA ADMINISTRAÇÃ. AGORA PERGUNTO, SE SIMONE FOSSE A VICE DE FLAVIANO VC ACOMPANHARIA? ACREDITO QUE NÃO

      Excluir
  2. O PT do Apodi teve uma reunião com representantes do PT do Estado que obrigaram eles a fazer a composição com o PCdoB, mas eles não queriam, com exceção de Edilson e seus seguidores. Tanto é verdade que depois da reunião Flaviano ficou esperando e somente às 22:00 (10 da noite) eles falaram com Flaviano que ainda iam falar com Gorete para depois quem sabe fechar o acordo. Fiquei triste pela pessoa de Simone e de Edilson, mas o restante não queria essa composição.

    ResponderExcluir
  3. como explicar que flaviano esperava uma resposta do pt se o banner de campanha ao lado de ze maria ja estava pronto la na acda?

    ResponderExcluir
  4. nova geraçao envelheceu e apodreceu, q arrogante esse flaviano

    ResponderExcluir
  5. Também fico muito triste Simone em ver você uma professora de universidade com a credibilidade que você tem e dizer que o discurso da NOVA GERAÇÃO é envelhecido. Agora eu pergunto a você Simone e o seu partido PT tem contribuído para o desenvolvimento do Apodi apoiando a atual gestão? Sou mais um universitário que fica indignado com o posicionamento do PT de Apodi, que tem como membros professores e que tem um pensamento dessa forma,como Evilázaro,Simone e outros.

    ResponderExcluir
  6. Nova Geração envelhecida pelas ideias... Flaviano e Ze maria são pessoas sem palavra. É a nova geração mais velha que existe. é um atraso pra todos nós. Como vamos acreditar em um grupo que nem a palavra cumpre?

    ResponderExcluir
  7. SIMONE VOCÊ FOI INFELIZ NESSA NOTA, POIS SEU DISCURSO ESTÁ VAZIO. SUA IDOELOGIA É UMA E SEU DISCUROS É OUTRO. NÃO TE ENTENDO, POIS VOCÊ QUE É DO PT IRÁ CEITAR A COLIGAÇÃO COM O DEM. ESTÁ TUDO ERRADO.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo se diz universitário, quem é vc para questionar a postura da Professora Simone em relação ao desenvolvimento de Apodi? Para vc que não sabe Simone tem contribuido e muito para a Educação do Apodi, possso citar aqui em numeros projetos educacionais que fez para o Dired, recentemente fez um projeto e este aprovado no valor de Dez Mil Reais ( 10.000), para serem utilizado na Feira de Ciencia das Escolas Públicas do Apodi. Pergunte a Flaviano se ele já alocou pelo menos 10,00 Dez reais, com projeto próprio dele?

    ResponderExcluir
  9. Anonimo eu perguntei o que o partido do PT tem contribuído para Apodi e não da professora Simone.Que fique bem claro.

    ResponderExcluir
  10. Acho que é preciso se colocar no lugar da prof. Simone, lembrar do desacordo, desrespeito e, antes de tudo, constrangimento que sofreu. É importante não deixar de ver o amadorismo que circula nas relações políticas municipais de todo o Brasil. Quem é filiado a um partido conhece muito bem suas relações internas, conhece a falta de unidade, de aproximações ideológicas, de organização. Esse tipo de exposição pessoa deve ser encarado como um erro grave e que deveria ter sido evitado. Me entristece saber dessas práticas em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  11. O PT de Apodi estava sendo praticamente obrigado por Fátima Bezerra ( essa merece o nosso respeito)a se unir ao PCdoB, mas, com excessão de um ou dois, essa união não era querida. Demoraram tanto a decidir, a dar o devido valor à causa que foi escolhido um outro vice.

    ResponderExcluir
  12. Ela não seria um bom nome pois é desconhecida. E além do mais, por mais boa vontade que tenha, pertence a um partido que é, aqui, tradicionalmente da situação. Ninguém pode confiar no PT de Apodi.

    ResponderExcluir
  13. Ola simone eu te adimiro, agora so pra nos se vc fosse candidata vc contaria com quantos votos do PT, ja pensou nisso.

    ResponderExcluir