terça-feira, 14 de julho de 2015

Diaconia comemora aniversário com celebração aberta ao público

ONG já beneficiou mais de 55 mil famílias em 36 cidades no Oeste Potiguar

Vidas transformadas para melhor. É com a certeza desse resultado que a ONG Diaconia comemora, nesta sexta-feira (17), em Umarizal, 48 anos de atuação em defesa dos direitos humanos no Brasil. Somente no Oeste Potiguar (OP), a entidade já beneficiou mais de 55 mil famílias em 36 municípios, através de projetos que contemplam desde a instalação de tecnologias de convivência com o Semiárido, como o Biodigestor Sertanejo, até ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A celebração acontece a partir das 19h, na quadra poliesportiva do Centro Presbiteriano de Apoio à Criança (Cepac), na Rua Chiquito Praxedes, nº 02, bairro IPE.

Na ocasião, haverá apresentação de vídeo, coral de crianças e peça teatral, além de lanche agroecológico e visita a salas temáticas, onde grupos de mulheres e agricultores familiares mostrarão os seus trabalhos. “É um momento para agradecer e comemorar as conquistas que a Diaconia, com o apoio de parceiros e da sociedade civil, já alcançou em quase cinco décadas de trabalho”, declarou o coordenador da Unidade Territorial da Diaconia no Oeste Potiguar, Leonardo Freitas, funcionário há quase 10 anos da instituição.

Atualmente, a Diaconia desenvolve seis projetos no OP. Dentre eles, destaque para o “P1+2”, parceria com a SETHAS-MDS, que vem contemplando famílias agricultores de 13 municípios com cisternas calçadão de 52 mil litros, cuja função é captar e armazenar água da chuva para irrigar quintais produtivos, plantar fruteiras, hortaliças e plantas medicinais, e para a criação de animais. 

Já o projeto “Vida plena para o povo Nordestino”, apoiado pela Federação Luterana Mundial/Pão para o Mundo, tem preparado crianças e adolescentes de Umarizal, Apodi e Felipe Guerra, junto com suas famílias e comunidades, para o enfretamento da violência, através de práticas socioeducativas e de ações voltadas à defesa e garantia de direitos. Jovens, mulheres e Igrejas também são contemplados pela iniciativa por meio, principalmente, da participação em processos formativos e ações de incidência. Mais informações no site www.diaconia.org.br.

Programação - Além de Umarizal, a Diaconia também promoverá eventos alusivos aos seus 48 anos em Fortaleza (CE), neste sábado (18); e no Recife e em Afogados da Ingazeira (PE), nos próximos dias 26 de julho e 1º de agosto, respectivamente. Oficialmente, o aniversário da entidade é celebrado no dia 28 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário