quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Primeiras previsões meteorológicas para o Nordeste só serão divulgadas em dezembro

O primeiro boletim com as previsões meteorológicas para a Região Nordeste só deve ser liberado em dezembro, após a reunião que ocorrerá na Paraíba. Até lá, não é possível prever se o período chuvoso será positivo ou não para a nossa região, sobretudo, em virtude das mudanças climáticas repentinas, que dificultam as previsões, como explica o meteorologista e professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), José Espínola.

Segundo ele, estabelecer parâmetros para pressupor a presença de chuvas é algo extremamente complicado, pois as condições mudam de uma hora para outra. O professor argumenta, no entanto, que vários fatores são analisados.

Com relação ao El Ñino, que tem sido bastante comentado, José Espínola explica que se trata de um fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico acima da temperatura normal. Geralmente, quando o fenômeno acontece ele provoca interferência nas chuvas do Nordeste no ano seguinte. Este ano, o El Ñino se formou por volta de abril a junho, e atingiu dois graus acima da temperatura normal. Desde então, já houve redução dessa temperatura. De acordo com o meteorologista, normalmente a interferência do El Ñino se dá quando o fenômeno atinge a classificação de moderada a forte. Ele já esteve moderado, mas no momento está fraco. Será necessário esperar até dezembro, quando a meteorologia divulga os seus primeiros resultados, para analisar o comportamento do El Ñino, que é o primeiro ponto de analise para as previsões meteorológicas.

Via Serrinha de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário