sábado, 25 de abril de 2015

Vereadores do RN deliberam sobre criação de entidade que represente a classe





Na manhã deste sábado, 25 de abril de 2015, os vereadores de varias cidades do RN, recebidos pela Câmara Municipal de Apodi, que sediou o evento, com a presença de mais de 35 parlamentares de varias cidades, como também com a presença do jurista Dr. Nilo Ferreira Júnior, o prefeito de Severiano Melo Dagoberto Bessa, o encontro foi idealizado pelo vereador Bruno Melo (PSDB) da cidade de Severiano Melo, foram mais de 12 cidades representadas.

Evangelista Menezes (PR) de Apodi abriu o evento saudando todos os presentes, em nome da casa legislativa, em seguida Bruno Melo (PSDB), apresentou o motivo da reunião, que apresentou os problemas dos legisladores, as dificuldades, em seguida todos se apresentaram formalmente.

Varias sugestões foram apresentadas, com o intuito de melhorar a classe, entre elas Ubiracy Pascoal de Felipe Guerra, que sugeriu que as câmaras façam parte do montante do governo federal, recursos destinados as câmaras municipais.

A idéia central dos vereadores é a criação de uma associação que seja mais próxima das pequenas câmaras, que represente os vereadores de forma coesa, e faça valer a força dos legisladores.
Laete Oliveira (PMN) de Apodi sugeriu na reunião a questão do orçamento impositivo, que seja destinado a emendas de vereadores para a população.

Dr.Nilo Ferreira Pinto Júnior, ex-TRE/RN presente a reunião, usou da palavra e explicou como funcionará a associação que será formada, afirmando que não tem mais dá errado.

O jurista explicou os primeiros passos que estão sendo dados, criação de estatuto, deliberações, afirmando a força política que a associação começa, com representação em mais de 70 cidades do estado, pedindo auxilio nessa questão do advogado Flauber Soares, que exerce função de assessor jurídico da CMA.

O advogado apresentou varias idéias, a criação de varias coordenadorias dentro da associação, que deliberem sobre determinados assuntos, apontando varias sugestões, citando pontos para a criação do estatuto da fundação de vereadores.

“Uma das idéias primordiais é que essa associação represente os vereadores de todo estado, instruindo-os, guiando-os, informando-os quais caminhos devem seguir”, disse o vereador Bruno Melo.

O próximo encontro será realizado na cidade de Jucurutu/RN, no próximo dia 06 de junho, um sábado.

A União dos Vereadores do Rio Grande do Norte – UVERN dá os primeiros passos para sua criação, a partir da reunião de Apodi.

Foi criada ainda uma comissão para se reunir com a FECAM/RN, FEMURN, e outros órgãos, e levar a idéia da criação dessa nova associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário