sábado, 12 de abril de 2014

EMPARN de Apodi realiza experimento junto com o INPE

O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) realizou um importante experimento na Estação Experimental de Apodi, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Esse experimento teve como finalidade estudar a Camada Limite Atmosférica (CLA), que é a região mais baixa da atmosfera terrestre, numa faixa de 100 a 1000 metros de altura.

O estudo dessa camada tem uma grande importância em muitas áreas de pesquisa, como: poluição ambiental, meteorologia agrícola, hidrologia, meteorologia aeronáutica e na previsão do tempo e clima.  O experimento foi realizado em dois períodos: seco, no mês de novembro de 2013 e no período chuvoso, agora no mês de abril de 2014.

Essa é uma região fundamental para o seu humano, pois nela desenvolvem-se basicamente todas as atividades humanas. Nessa camada a evolução ocorre diariamente, dependendo da quantidade da radiação solar que atinge a Terra desde o nascer ao por do sol. Usando a técnica de radiossondagem (balão + rádio com sensor) foram lançadas 15 sondas com excelentes resultados.

A Estação Experimental de Apodi é uma base de grande importância por estar no semiárido potiguar e ali se desenvolver pesquisas com oleaginosas como girassol, milho, palma forrageira, além de algodão e gergelim, entre outras culturas.    

Atenciosamente,

EMPARN - Gerência de Transferência de Tecnologias e Comunicação
- Assessoria de Comunicação -
    www.emparn.rn.gov.br
       (84) 3232-5871

Nenhum comentário:

Postar um comentário