sexta-feira, 26 de abril de 2013

Produtores da CAL de Soledade se reúnem com o deputado Kelps Lima


Onze produtores da CAL do Distrito de Soledade se reuniram na noite desta sexta-feira, 26 com o deputado estadual Kelps Lima que ouviu os anseios da associação dos produtores, ASPOCAL, que entre alguns está a questão das licenças dos órgãos ambientais como IDEMA e IBAMA, a ampliação e melhoramento da produção, busca de recursos para construção de fornos mais modernos, e ainda questão do possível aproveitamento da lenha das áreas que serão desmatadas para implantação do perímetro irrigado da Chapada do Apodi.

Kelps afirmou ao presidente da associação Elson Marinho, a Saúde do Cal e demais produtores e algumas pessoas que trabalham que nessa área presentes ao local da reunião, que próxima semana irá pessoalmente ao IDEMA, DNOCS e Secretaria de desenvolvimento econômico, marcar uma agenda, uma data para que os representantes desses órgãos recebam esses produtores na capital do estado para que se procure soluções em caráter de urgência, que possa contribuir para amenizar a agonia desses geradores de emprego e renda da região.

“Precisamos de ajuda urgente, geramos mais de mil empregos direta e indiretamente, mas infelizmente não temos tido apoio, por isso queremos nos sentar a mesa com esses órgãos e mostrar nossa realidade, mostrar que a comunidade sobrevive dessa produção, e que se pararmos de vez será um agravante enorme para Apodi e para o estado” comentou a produtora Saúde do Cal.

Um comentário:

  1. Tenho opinião formada sobre esse assunto de grande interesse para a comunidade. Desde 2008 ai mesmo na capela em uma concorrida reunião do extinto FERSA, levantei a bandeira do associativismo como solução para os problemas de investimentos no setor e como uma maneira de chamar a atenção do poder público, no sentido de dar apoio para a regulamentação da produção familiar da cal que é responsável pela alavancagem da economia local, apesar da sua sazonalidade.

    Continuo com a mesma opinião, mas para ter acesso as linhas de crédito e programas de incentivo à produção disponíveis temos que resolver alguns gargalos. A legalização das empresas, relação de trabalho, a questão ambiental e a ajuda política abrindo portas dos órgãos governamentais será um passo importante de onde se pode ter inclusive uma consultoria sobre o passo a passo.

    O SEBRAE poderá ser de grande ajuda no processo, assim como a Prefeitura Municipal, precisa descruzar os braços e entrar na luta.
    Em conversa rápida com a governadora Rosalba em um evento em Mossoró, falei do problema da cal e ela disse que os recursos Mundial que devem aportar no estado em breve trarão incentivos importantes para esse tipo de atividade na forma de Arranjos Produtivos Locais-APL, para a minha surpresa dentro daquela minha sugestão levantada em 2008 na reunião do FERSA que citei anteriormente. para finalizar, insisto de que os APL's e DRS-Desenvolvimento Regional Sustentável são estratégias que se adequam a realidade dos produtores.

    RECURSOS EXISTEM, ACESSÁ-LOS DEPENDE DE CORRER ATRÁS E PELOS CAMINHOS CERTOS ADEQUANDO-SE ÀS EXIGÊNCIAS.

    Parabéns as Deputado Kelps pela sensibilidade e vir ouvir os produtores e pelo interesse em ajudar.


    ResponderExcluir