segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Secretaria de segurança realiza debate sobre a violência no RN

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), realiza nos dias 18 e 19 de novembro, no auditório do Centro de Operação da Justiça Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Natal, o Seminário "Um Pacto pela Vida e pela Segurança: Uma Análise da Violência no RN".
O seminário faz parte de um trabalho que reuniu grandes nomes da segurança pública do RN.

Desde agosto desse ano uma comissão formada pelo Secretário da Sesed, Elieser Monteiro Girão, o Especialista e Consultor de Segurança Pública, Ivenio Hermes, o presidente do COEDHUCI Marcos Dionisio, e outros com o objetivo de buscar unificar o conhecimento sobre crimes violentos letais intencionais, que chegaram à conclusão de que alguns temas precisavam ser discutidos com a sociedade.

A abertura oficial será na terça-feira, às 9 horas, com uma palestra inaugural proferida pelo sociólogo Luiz Ratton com que o tema "o enfrentamento participativo do fenômeno da violência no RN".

Na sequência, uma Mesa Redonda com Eliéser Girão Monteiro Filho, Secretário da SESED/RN, a Secretária Nacional da Segurança Pública, Regina Miki, e o Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionisio, com o tema "O papel da Senasp no Combate à Violência" e "O Conceito da Violência e o Caminho para Superação”.

No turno da tarde, a partir das 15h30, o Seminário abre espaço para cinco Oficinas Temáticas que abordarão: O papel da mídia na proteção dos direitos fundamentais, o processo da endemização da violência, estratégias proativas para superação da violência, a interface do tráfico com o crime organizado como fator potencializador da violência e a consolidação da cidadania: Vulnerabilidades e Propostas para a superação da violência.

Sobre o aspecto mais preocupante da violência, a oficina mediada pelo especialista e consultor se segurança pública Ivenio Hermes tratará o processo que vem tornando a violência, além de epidêmica, também endêmica, onde paralelos entre Mossoró e Natal serão traçados como meio de reconhecer esse fenômeno.

A oficina contará com a presença de outros nomes para aprofundar o debate.

“O problema da violência receberá o enfoque necessário para que haja reconhecimento do papel social que todos podem desenvolver para a reconstrução de uma cultura de paz". Disse Ivenio Hermes.

Os relatórios das oficinas serão reunidos em uma publicação que apresentará sugestões de acordo com sua abordagem.

As inscrições são gratuitas e realizadas através do site da Secretaria de Segurança pelo link http://migre.me/mR0uk

Na inscrição deverá ser escolhida a oficina temática de preferência, de acordo com o programa do Seminário. São limitadas 30 (trinta) vagas para cada Oficina Temática.

Fonte: De Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário