segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Museus deverão enviar dados de visitas anuais ao Ibram

Resolução determina que instituições públicas e privadas precisam preencher questionário com dados básicos

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) dispôs sobre a regulamentação de dispositivos do Decreto nº 8.124/2013, relativos à obrigatoriedade de museus brasileiros informarem ao órgão federal seu quantitativo anual de visitação. A decisão foi publicada nessa sexta-feira (21), no Diário Oficial da União.

A resolução estabelece que todos os museus brasileiros, públicos e privados, deverão preencher questionário disponível no portal do Ibram, que estará disponível a partir de 2 de fevereiro de 2015, no qual serão informados dados básicos sobre cada instituição, o total de visitantes no ano de referência (ano anterior à coleta de dados) e técnica utilizada para a contagem de público.

A convocação para o envio do quantitativo anual de visitação será feita a partir da base de dados do Cadastro Nacional de Museus (CNM).

O período para preenchimento do questionário será de três meses. A resolução já está em vigor e a primeira coleta de dados será relativa ao ano de 2014. Assista vídeo explicativo sobre a importância da contagem de público em museus.

“Em paralelo, vamos lançar durante o 6º Fórum Nacional de Museus uma campanha de esclarecimento aos museus sobre como compartilhar esses dados conosco”, explica a coordenadora de Produção e Análise da Informação do Ibram, Karla Uzêda.

De acordo com a coordenadora, os museus receberão por via postal fôlderes com orientações sobre o preenchimento do questionário. Também será lançada uma cartilha sobre o assunto.

“O próprio formulário eletrônico será bem simples e didático, e a equipe do CNM estará à disposição dos museus para ajudar no processo”, completa. Entenda melhor os procedimentos na página do Cadastro Nacional de Museus.

O Museu do Lajedo de Soledade, localizado em Apodi tem uma media anual de 10 mil visitantes, segundo informações da direção do Museu, que este ano foi reformado melhorando cada vez mais para receber turistas de todos os lugares do planeta.

Fonte:Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário