quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CARTA AOS REPUBLICANOS‏

Brasília, 16 de agosto de 2011
CARTA AOS REPUBLICANOS


Transmito a todos os integrantes do Partido da República a decisão soberana de nossas bancadas, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, de declarar independência da base de sustentação ao governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional. A partir de hoje, manteremos a atitude responsável que caracteriza nossa trajetória no legislativo brasileiro, mas atuaremos de forma independente. Nesse momento, abrimos mão de todos os cargos hoje ocupados por indicações de nossas bancadas. Tais espaços estão à disposição da administração federal.


Madura e coerente, a determinação de declarar independência traduz o sólido consenso formado entre os 48 parlamentares federais que elegemos pelo voto direto e que representam, de forma legítima e inquestionável, diversos segmentos da sociedade brasileira e dão voz a todos vocês, homens, mulheres e jovens de bem cuja militância honra e fortalece nosso partido Brasil afora.


Com essa decisão pretendemos deixar claro que continuaremos participando de modo construtivo do debate e encaminhamento de todos os assuntos em pauta no parlamento e apoiaremos, de forma incondicional, todas as decisões que defendam e atendam os interesses do povo brasileiro, missão fundamental no exercício de nossos mandatos.


É isso o que esperam de nós os milhares de brasileiros que nos privilegiaram com seus votos e confiança, especialmente no momento em que se avizinham do Brasil os efeitos nocivos da crise que mantém na berlinda a economia americana. Diante desse cenário de instabilidade mundial, cabe ao PR dar uma demonstração categórica de que não arredará de suas responsabilidades na proteção das conquistas dos últimos anos e de que é possível, sim, contribuir com o Brasil sem as amarras impostas seja pelo governismo seja pela oposição.


Reitero, em nome de nossos parlamentares federais, o apoio enfático a qualquer ação de combate à corrupção e para o fomento e fortalecimento de uma conduta exemplar na administração pública. Para nós, do Partido da República, a defesa de tais princípios nunca esteve em discussão. Fazemos e continuaremos fazendo côro junto àqueles que defendam a apuração responsável e rigorosa dos fatos, com a identificação e a comprovação de deslizes, acompanhadas da efetiva punição dos envolvidos dentro dos ritos consagrados pelo estado de direito. Estamos convencidos, contudo, de que não se corrigem mazelas, nem se constrói a excelência, com um estado policial e intimidatório amparado por manchetes de jornal. O enfrentamento da corrupção exige coragem, maturidade e serenidade para rever estruturas, fortalecer e disciplinar os órgãos de controle e investigação, modernizar procedimentos e leis de modo a melhor colaborar para a ação do Poder Judiciário. Esse é um trabalho diário e sistemático, cuja efetividade não pode estar atrelada nem graduada apenas pelo escândalo do momento.


Meus companheiros republicanos, nos últimos oito anos e meio oferecemos apoio incondicional e decisivo ao projeto apresentado pelo ex-presidente Lula, cuja expectativa de continuidade e avanço levou à eleição da presidenta Dilma Rousseff. Nesse período, aceitamos fazer parte de um governo que pretendia e teve êxito em abrir um ciclo virtuoso para o nosso povo. No comando dos espaços que fomos convocados a ocupar na administração, nos dedicamos ao trabalho incansável e à sustentação política leal e segura, mesmo nos momentos em que foi necessário abrir mão de interesses e expectativas individuais de nosso partido.


Passado tanto tempo, e tendo prestado tantos serviços, não aceitamos ser tratados como aliados de pouca categoria, fisiológicos e oportunistas, sem compromissos nem uma história em comum com o governo que aí está e que ajudamos a construir.


Meus companheiros republicanos, os episódios recentes fortaleceram ainda mais a coesão interna e os princípios éticos e políticos que sempre governaram o Partido da República. Nossa ação no Congresso é reconhecida pela disciplina, pela unidade e o respeito irrevogável às decisões colegiadas, atributos que esvaziarão qualquer aposta na divisão de nossas bancadas ou na construção de dissidências.


Assim, trabalharemos para contribuir diretamente com a consolidação do desenvolvimento do Brasil e, nesse momento, para o pleno enfrentamento dos problemas que preocupam o nosso povo. É imperioso nos esforçarmos para neutralizar os possíveis efeitos da crise mundial sobre o Brasil, protegendo a estabilidade de nossa economia, os investimentos e a geração de empregos e renda, pilares do desenvolvimento robusto que ajudamos a construir.


Integrantes do Partido da República são, hoje, objeto de investigações para a apuração da suposta prática de irregularidades. É nosso dever, nesse momento, aguardar e colaborar para que tais apurações encontrem o melhor desfecho, de modo a estabelecer a verdade dos fatos e criar as condições para a reparação de eventuais danos às pessoas envolvidas. Não é possível diálogo político com o governo sem essa salvaguarda.


Senador ALFREDO NASCIMENTO
Presidente Nacional do Partido da República

2 comentários:

  1. apesar de ser admirador de jpão maia e do pr,acho que dilma estar certissina e o pr deveria apoiala na faxina,afinal o pais precisa de partidos que apoem as investigações e afastamentos para combater as possiveis irregularidades.

    ResponderExcluir
  2. dilma estar correta,pois o dinheiro desse pais é para o povo e não para corruptos,pois caso é de investigação?então que seja afastado e investigado e o partido deve ser a favor das transparencias.

    ResponderExcluir