quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Apodi realiza I Encontro de Doença de Chagas‏




A Prefeitura Municipal de Apodi, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje 27, na Casa de Cultura do município, o primeiro Encontro de Doença de Chagas da Comunidade da Várzea, com a finalidade de alertar a população que é abrangida pelo Programa Saúde da Família (PSF) da região do vale do Apodi, sobre as causas e sintomas causados por essa doença, que é transmitida através do Barbeiro (Triatoma infestans).

Segundo dados da secretaria municipal de saúde, muitas famílias da zona rural do município ainda não tem todos os esclarecimentos acerca dessa doença, que é muito constante nessa região, devido à existência de muitas casas de taipas. Muitas famílias nem mesmo tem feito os exames sorológicos que identificam a doença, o que resultou recentemente num caso de comprometimento da gravidez de uma gestante, que não sabia que estava com a doença e veio a resultar na morte do bebe. Esse caso aconteceu justamente na região do Vale do Apodi público alvo desse encontro.

Algumas informações foram discutidas no encontro, que reuniu mais de 200 pessoas atendidas pelo PSF das comunidades rurais.

O Barbeiro

O Triatoma infestans (conhecido no Brasil como chupança, bicho-barbeiro, bicho-de-frade, bicho-de-parede, bicudo, cascudo, chupão, chupa-chups, fincão, gaudério, percevejão, percevejo-do-sertão, percevejo-gaudério, procotó, rondão ou vunvum) são vários insetos hemípteros, reduviídeos, triatomíneos que atuam como vetores do protozoário Tripanossoma causador da doença de Chagas।
Os barbeiros são hematófagos, têm hábitos noturnos। No Brasil, são conhecidas acima de 65 espécies transmissoras da doença de Chagas।
Seu corpo é preto, redondo e achatado, mas se incha quando se alimenta do sangue de animais homeotermos, como os seres humanos. Costumam viver em habitações humanas, principalmente nas casas de pau-a-pique (feitas de barro e madeira).

A Doença

A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, é transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó, (da família dos Reduvídeos (Reduviidae), pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus. Trypanosoma cruzi é um membro do mesmo gênero do agente infeccioso africano da doença do sono e da mesma ordem que o agente infeccioso da leishmaniose, mas as suas manifestações clínicas, distribuição geográfica, ciclo de vida e de insetos vetores são bastante diferentes.

Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. No início dos anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente ligeiros, não mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até vinte anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como doença cardíaca e de intestino. Se não tratada, a doença crônica é muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para o tratamento desta doença são pouco satisfatórios, com os medicamentos com significativo efeito colateral, muitas vezes, ineficazes, em especial na fase crônica da doença.

Posterior a esse momento de discussão do encontro, será elaborado uma planilha de trabalho do PSF das comunidades da várzea, será disponibilizado a ajuda as famílias, informações sobre os exames e os tratamentos para as pessoas infectadas com a doença.

Por Jerlândio Moreira - ASCOM PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário