sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Transnordestina: mais perto do RN

NATHAN FIGUEIREDO
Da Re­da­ção

Nesta semana, o Banco do Nordeste divulgou um estudo que apoia da Universidade Federal do Ceará (UFC) que propõe a construção de um Terminal Rodoferroviário e e um ramal ferroviário para Mossoró.

A ideia é ligar esta cidade ao trecho da Transnordestina que passa por Quixadá (CE), a 262km de distância.

Segundo o estudo, os projetos teriam prioridade máxima dentro da macrologística da região Nordeste, principalmente por causa da abundância de calcário na capital do Oeste e na Chapada do Apodi.

As rochas seriam usadas na produção de futura siderúrgica a ser instalada no Porto de Pecém, localizado na grande Fortaleza.

Ainda de acordo com o estudo, outro fator seria favorável ao projeto: a produção do Oeste potiguar seria “apropriada” ao transporte ferroviário, mais barato e rápido que o rodoviário, hoje predominante. Daqui, sairiam, além do calcário, frutas e petróleo.

“Esse ramal serviria para pegar uma carga de Mossoró e levar à Transnordestina em Quixadá e, de lá, levar ao Porto de Pecém”, explica o gerente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), Fernando Viana, que executou o trabalho em parceira com a UFC.

O Etene, órgão vinculado do BNB, e a UFC executaram o trabalho em parceria, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECI).

O estudo propõe intervenções complementares baseadas em prospecções da produção atual e futura do Nordeste, cobrindo Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas e RN.

Um comentário:

  1. é por essa estrada que klinger vira para ficar perto do desgaste gorete,ou vai continuar escondido?o que diz apodiense,eu estou ligado nessa tapiação.

    ResponderExcluir