domingo, 27 de maio de 2018

Presidente do SINTRAPMA participa da CONAPE, em Belo Horizonte (MG)


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (SINTRAPMA), e diretor do SINTE/RN- Regional de APODI, professor Ozamir Lima, participou – nos dia 24 , 25, e 26  de maio – da Conferência Nacional Popular de Educação –  Conape 2018.

A Conape 2018 reuniu cinco mil delegadas e delegados de todos os cantos do país em Belo Horizonte até o sábado (26),foram debatidos projetos de valorização dos profissionais, o Plano Nacional de Educação, criação de um Sistema Nacional de Educação e a organização do movimento educacional, entre outros temas.

A I Conferência Nacional Popular de Educação, que reuniu educadores, representantes e militantes de entidades comprometidas com a defesa e a promoção do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todo cidadão e para toda cidadã, teve, na quinta-feira (24), abertura pública com a participação da presidenta legítima Dilma Rousseff e homenagens ao presidente Lula.

A I Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) prosseguiu na sexta-feira (25), em Belo Horizonte, com apresentações culturais, exposições, mostras, debates, palestras, mesas, painéis, plenárias e reuniões, apresentações e comunicações acadêmicas, realizadas no Expominas e no campus  da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O encerramento aconteceu sábado (26), com uma grande plenária e a divulgação de um manifesto. 

“O evento simbolizou a maior atividade de mobilização e luta nacional contra o desmonte de educação brasileira. Participar da Conferência Popular de Educação, em Belo Horizonte, com educadoras e educadores de todo país e as entidades mais importantes ligadas à educação do Brasil, é defender a educação pública, gratuita, laica, inclusiva, é uma forma de resistir ao Golpe de estado de  2016 e lutar contra  os efeitos da EC 95, que congela gastos sociais por vinte anos, em todos os níveis da educação brasileira, da básica até a pós-graduação, passando pela educação de jovens e adultos,saúde além dos impactos na produção de ciência e tecnologia é a retomada da luta em defesa dos direitos, do povo brasileiro”, afirma o professor Ozamir Lima.

Dessa forma, a Conferência transforma Belo Horizonte na capital nacional da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário