Janeiro é o mês de férias, no qual as crianças geralmente ficam muitas horas em casa, e o ambiente doméstico pode oferecer alguns riscos no uso de energia elétrica que podem ser minimizados com as dicas de segurança a seguir.
· Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos nas mesmas, um risco potencializado pela curiosidade natural das crianças.
· O uso definitivo do famoso “T” (benjamim) e de extensões deve ser eliminado pois, além de sobrecarregar as tomadas, eles podem causar curtos-circuitos e incêndios.
· Não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores. Lembre que água e energia não combinam. Em áreas molhadas, a Cosern lembra a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão).
· Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.
· Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força). Só os responsáveis pelo suprimento de energia prédios e condomínios. Ou seja, profissionais qualificados para ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário