quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Comando de Greve do IFRN realiza ato em defesa da educação e estudantes ocupam Reitoria

Com o acirramento dos ataques pelo Governo Federal aos direitos sociais e principalmente a educação, alunos e servidores do IFRN, com apoio do SINASEFE Natal, realizaram na tarde dessa quarta-feira (07/12) um ato que culminou na ocupação da Reitoria pelos estudantes. A iniciativa teve como objetivo defender a educação pública e denunciar o desmonte do serviço público. A mobilização teve início em frente ao Campus Natal Central e seguiu em caminhada até a Reitoria.

Munidos de faixas e cartazes, os manifestantes alertavam os pedestres e motoristas, que circulavam pela via sobre as consequências nefastas da implantação de medidas como a Reforma do Ensino Médio e a PEC 55, ambas recentemente aprovadas em comissões e votações na Câmara e no Senado Federal. Inicialmente, o grupo panfletou na entrada do IFRN e ao lado do shopping Midway Mall, enquanto o professor do IFRN, Raoni Souza, realizou uma aula pública sobre a Projeto de Emenda Constitucional.

Segundo o docente, a PEC 55 significará a fim de uma série e direitos sociais garantidos pela Constituição de 1988. “Com o congelamento dos gastos por vinte anos, não somente esse governo mais seus sucessores ficaram impedidos de financiar políticas sociais que viabilizam direitos básicos assegurados pela legislação, além de ser uma falácia do ponto de vista econômico”, explicou o docente. Para Raoni Souza, o governo possui outras alternativas melhores e mais eficientes para equilibrar suas contas, mas escolhe tirar justamente dos mais pobres. “O governo sustenta que precisa pagar a dívida pública e frear seu crescimento, mas não informa que o país possui uma dívida pública não auditada, se nega a aprovar projetos como a taxação de grandes fortunas e ao mesmo tempo mantém projetos como o bolsa empresário”, finalizou. 

 Após a aula pública, alunos participantes do ato pediram a palavra e falaram sobre sua discordância com as medidas tomadas pelo atual governo e demostraram preocupação com o futuro da educação pública, muitos deles estiveram em Brasília, no último dia 29 e sofreram com a maciça e violenta repressão da polícia presente no local. A coordenadora do SINASEFE Natal, Socorro Silva, ressaltou a importância da mobilização dos servidores contra o desmonte do serviço público. “Apesar de muitos acharem que as medidas tomadas por esse governo ilegítimo não chegarão até eles, fica claro a cada novo ataque, seja ele através dessa PEC da maldade ou da recém anunciada reforma da previdência que todos seremos prejudicados no final. Esta não é uma luta por demandas individuais, mas pela preservação de direitos coletivos dos servidores e principalmente em defesa da instituição que trabalhamos”, explicou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário