quinta-feira, 31 de março de 2016

Novas Arcas das Letras fazem do RN o 40.º estado brasileiro mais beneficiado com o projeto de incentivo a leitura rural‏

O Território Alto Oeste, no Rio Grande do Norte, recebeu 48 bibliotecas rurais nesta quinta-feira (31). Ao todo, 19 municípios do território foram contemplados com a entrega. Destes, 12 recebem pela primeira vez uma biblioteca do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ação é uma parceria do MDA com o Programa Minibibliotecas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), SEARA/Governo do RN, prefeituras, federações, sindicatos e associações comunitárias.

Os acervos doados foram compostos por um kit com 120 publicações impressas da Embrapa; oito DVDs com reportagens do programa Dia de Campo na TV; oito CDs com programas de rádio ‘Prosa Rural’; além de um conjunto de publicações didáticas e literárias enviadas pelo MDA. São 13 livros infantis, 18 livros de literatura jovem/adulto e nove livros didáticos - do 1º ao 5º ano. Para cada acervo foi enviada, também, uma estante para a acomodação dos materiais.

As entregas de bibliotecas rurais possibilitam o acesso à leitura a mais comunidades do meio rural. 

Na ocasião, também foram capacitadas 96 agentes de leitura, duas pessoas de cada comunidade beneficiada. Elas ficarão responsáveis por catalogar, cuidar e emprestar os livros, além de promover atividades de incentivo à leitura.

Arca RN

O Rio Grande do Norte é o quarto estado brasileiro com mais bibliotecas implantadas. Dos 167 municípios potiguares, 117 já foram beneficiados pelo Programa Arca das Letras. São 717 bibliotecas rurais implantadas, que beneficiam aproximadamente 59 mil famílias de agricultores. Ao todo, 1.138 agentes de leitura foram capacitados para promover ações de incentivo ao livro e à leitura nas comunidades em que atuam.

As pessoas interessadas em obterem informações de acesso a este projeto de incentivo a leitura rural podem manter contato com a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte através do fone *84 4006.2171 ou com a SEARA/Governo do RN via *84 3232.7270.

Nenhum comentário:

Postar um comentário