quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sesap confirma presença do Zika vírus em paciente morta no RN

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) detalhou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (27) o caso da primeira confirmação da presença do Zika Vírus no material coletado de uma 

paciente que foi a óbito no Rio Grande do Norte. De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde, Cláudia Frederico, é cedo para dizer que o Zika vírus causou a morte da paciente.

Segundo ela, a paciente era uma jovem de 20 anos que residia no interior do estado e foi a óbito em abril de 2015. Inicialmente, a paciente teve o quadro notificado como um possível caso de dengue. Após o óbito, amostras foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, e foi descartada a presença do vírus da dengue e confirmada presença do zika vírus.

“Esta confirmação é um achado importante, vai agregar dados à investigação do comportamento do vírus, porém ainda não é o momento de dizer que o zika vírus causou o óbito desta paciente; isso só poderá ser confirmado após uma investigação completa e cuidadosa”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário