A Cidade mais verde do Rio Grande do Norte, Viçosa, comemora nesta segunda-feira, 28, o seu aniversario de 52 anos de sua emancipação política-administrativa.
A programação teve inicio no dia 11 deste mesmo mês com realização da Jornada Cultural e Esportiva, e entre outras comemorações, no ultimo dia 26 foi realizado a festa de confraternização dos servidores municipais, e nesta segunda-feira haverá alvorada festiva, hasteamento de bandeira, missa em ação de graça e festa em praça publica.
HISTÓRIA
Nos idos de 1841, teve início a colonização de uma região, situada às margens do riacho Forquilha, mais precisamente numa fazenda de criação de gado. Porém, só no início do século XX é que o povoamento de Viçosa começou a firmar-se. As terras próximas do Serrote da Forquilha foram ocupadas com a chegada de famílias de agricultores que vinham de diversas partes da Região Oeste.
O crescimento de Viçosa aconteceu de forma muito lenta, através da atividade econômica agrícola. Sua autonomia política deu-se no dia 28 de Dezembro de 1963, por força da Lei nº 3.045, desmembrando-se de Portalegre e tornando-se um novo município potiguar.
Fonte:O Mural de Riacho da Cruz
O atual município de Viçosa era uma antiga Data de Sesmaria pertencente ao Capitão Antonio Gomes Pinto, do tradicional Clã familiar PINTO, da Ribeira do Apodi, que temo como tronco o português Capitão ALEXANDRE PINTO MACHADO, natural da Freguesia de São Miguel Arcanjo de Caldas, do Bispado de Lamego. Uma Data de Sesmaria tinha o tamanho de três léguas de comprimento por uma de largura. - (Marcos Pinto - Presidente da Academia Apodiense de Letras - AAPOL).
ResponderExcluir