segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Investimentos em saúde e educação colocam Mossoró entre as melhores cidades do país‏

A pesquisa realizada pela consultoria Austin Rating, principal empresa de classificação de risco no Brasil, e publicada pela revista IstoÉ coloca Mossoró entre as melhores cidades do país em importantes indicadores, entre eles destaca-se os investimentos em saúde e educação. Nesse ranking, Mossoró ocupa a 28ª posição entre os municípios de grande porte do país, superando capitais como João Pessoa (Paraíba) e metrópoles como Guarulhos (São Paulo).

Em 2014, a Prefeitura de Mossoró investiu 31,98% do seu orçamento em saúde e 34,51% em educação, bem acima do que determina a Constituição Federal, que estabelece como investimento mínimo para os setores, respectivamente, 15% e 25%. Esse alto investimento vem permitindo melhorias como a reestruturação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), modernização do atendimento à saúde mental e  readequação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Na educação, os resultados também são exitosos. Com uma rede municipal composta por cerca de 20 mil alunos, a Prefeitura de Mossoró tem alcançado excelentes indicadores que avaliam a qualidade do ensino oferecido. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por exemplo, coloca Mossoró em posição de destaque em nível nacional.

Segundo o último balanço divulgado pelo IDEB, Mossoró possui média acima da nacional, quando se analisa as séries finais do ensino fundamental. Nesse quesito, a cidade alcançou média de 4.4, quando a do Brasil foi 4.2. Nos anos iniciais, o Índice da cidade ficou em 5.1, acima de resultados conquistados pelas capitais Natal (4.3), Recife (4.2) e Fortaleza (4.6) e também por cidades do mesmo porte de Mossoró, como Juazeiro do Norte, Ceará (4.2) e Campina Grande, Paraíba (4.3).

“Investir em saúde e educação é promover a melhora contínua na qualidade de vida da população. Quando assumimos a administração, definimos essas áreas e a segurança pública como prioridades, não no discurso, mas na prática, e os reflexos dessa atenção especial já estão sendo constatados pela população e reconhecidos em nível nacional, o que gratificante para qualquer gestor”, afirma o prefeito Francisco José Júnior.

Um comentário:

  1. A população de Mossoró é no máximo 300 mil habitantes. Campina Grande já ultrapassou 400 mil. Com a zona metropolitana chega a 635 mil habitantes.

    ResponderExcluir