domingo, 24 de fevereiro de 2013

SOLEDADE. UM SONHO DE LIBERDADE


Sonha e serás livre de espírito... Luta e serás livre na vida. (Che Guevara).


Para ser livre

é preciso aceitar que somos presos!
Para ser livre é preciso aceitar
que nossa liberdade é uma escolha
E não escolhê-la é também uma opção
Opção de escolha que se faz presente
Tornando então nossa liberdade existente
Querendo ou não querendo!

(Do poema de Erisvaldo Coorreia).

A visita do presidente da União Nacional em Defesa da Criação de novos Municípios – UBDNMU, Augusto César, nessa sexta 22, ao município de Apodi, reacendeu a esperança do sonho de liberdade dos filhos de Apodi que residem no Distrito de Soledade.

É consensual entre os principais atores sociais do Distrito, que a emancipação seria a maneira mais rápida e justa de promover o desenvolvimento social, econômico e cultural daquela área do município. Desde 2006 o distrito vem discutindo a possibilidade de desmembramento da sede e isso tem gerado boas expectativas em moradores da chapada e reações desconfiadas por parte daqueles que acham que o município se restringe a sede.

A visita do presidente serviu pra nos ajudar a entender melhor o avanço das negociações, em nível de congresso nacional, para a regulamentação da emenda 15/96 que impede a criação de novos municípios desde 1996. Essa realidade está prestes a mudar uma vez que o Projeto de Lei Complementar (definitivo) 416/2008, está pronto para pauta e será incluído na ordem do dia, provavelmente no dia 20 de março de 2013. Para que isso aconteça, a sociedade civil em nível nacional dará a sua contribuição, acontecerá uma marcha a Brasília nesse período e a vinda do presidente ao estado, serviu para conscientizar o movimento emancipalista dos distritos de Soledade-Apodi RN, São Geraldo-Caraúbas RN, Diogo Lopes-Macau-RN e Vila Maisa em Mosoró-RN da necessidade de entrarem na luta nacional.

Dois critérios principais da Lei Federal servem pra desmistificar alguns preconceitos de parte da população que acha que o desmembramento de um distrito fatalmente pode prejudicar o município mãe. Senão vejamos: o art. 12 diz que após receber o requerimento subscrito por 10 por cento da área que pretende se emancipar e verificada a regularidade a Assembléia Legislativa providenciará no prazo de 180 dias o Estudo de Viabilidade do novo município como também da área do(s) município(s) pré-existente, isto é, o novo município terá que provar que é viável e que não inviabilizará o município mãe. Comprovada a viabilidade municipal nos âmbitos social, econômico, político-administrativo, ambiental e demais exigências previstas na lei, a AL autorizará a realização do plebiscito, que acontecerão em todo país junto com as eleições federal e estadual de outubro de 2014.

No distrito, está sendo formada uma comissão pró-emancipação, que terá grandes desafios pela frente, o primeiro e mais urgente é a mobilização da população da chapada e quando o processo tiver regulamentado por lei e autorizado pela AL iniciaremos a campanha do sim para o grande plebiscito de 2014. Isso acontecerá simultaneamente em todos os municípios brasileiros que pleiteiam a sua liberdade administrativa.

"Só seremos universais se conhecermos e amarmos nossa aldeia." LEON TOLSTOI.

Por Vandilson Targino – Tecnólogo em Administração Pública.

10 comentários:

  1. Imagine um pai de família que tem um filho emancipado econômica, social e politicamente, mas o pai diz pra ele. Meu filho não dá pra vivermos com o que temos? E o filho vai ficando por que o pai está pedindo e de certa forma, o impedindo de tocar a sua vida, de buscar o seu desenvolvimento, o seu crescimento, a sua liberdade.

    Não seria egoísmo do pai, mesmo cheio de boas intenções, segurar o filho contra todos os indicativos de que seria melhor liberá-lo para que possa se desenvolver. Ora meus amigos em relação a viabilidade ou não viabilidade do distrito de Soledade de se tornar cidade, deixemos que os técnicos decidam.

    A hora está chegando. Seja bem-vindo ao debate. Comente com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Apodi precisa continuar unido,resolver os problemas gerais,dividir apodi e condenar apodi,ora o que seria de apody sem os royaldes,impostos do projeto futuro de irrigação?gente apodi é um municipio grande e impostante por sua riquezas naturais e estar ainda sem parque industrial,faculdade etc ,imaginem se dividir.sou de soledade ,mais aqui tem é gente queren do aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, não acredito que vc. seja de Soledade, senão se identificaria e não seria contra a nossa liberdade e desenvolvimento. Não sei se vc. sabe mas Apodi tem mais de 1.600km² poucos recursos e nenhuma vontade política de resolver os problemas, especialmente os da zona rural e principalmente os da chapada esquecida. Você deve morar na sede, ser bem sucedido por isso pensa como a elite da cidade, vamos pensar nos nossos irmãos para quem o poder público vira as costas há décadas.
      O município de Pau dos Ferros hoje tem 279km² de área porque não teve medo de emancipar seus 04 distritos e hoje é pólo de 17 cidades e se desenvolve a passos largos. Lá sim teve políticos que pensou no povo e olhe o resultado.

      Excluir
  3. Acho inviavel para apodi,agora para alguns,talvez que pensam em si e no poder,aí sim é outra coisa.mais para apodi seria o pior de todas as coisas.josenias aonde é que soledade tem computadores e adptos para chegar a 50 % dos que ficam a favor de apodi?

    ResponderExcluir
  4. que istrutura tem solidade para ser cidade,isso é uma piada,apodi falta coiza e solidade eu acho que é melhor o dinheiro ser de um só prefeito,ja penspou o gasto com mais impregado,outro prefeito,mais veriador,mais secretarius,é mais prejuizo.sou contra também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra começar meu caro o dinheiro é do município e não do prefeito e esse deve ser aplicado com responsabilidade e fiscalizado pelos senhores vereadores e por nós cidadãos. Não se cria um município quando isso implicar em prejuízo pra o município pre-existente, pra isso existe o estudo de viabilidade que será feito por uma instituição pública, provavelmente uma universidade e esse estudo dirá se é viável. Outra coisa os funcionários que prestam serviços na área do novo município serão automaticamente incorporados ao novo município e haverá apenas a complementação do quadro.

      Excluir
  5. Sou um apodiense livre e consciente para saber que o desmenbramento de soledade de apodi prejudicaria 80% da população apodiense,pois os recursos retirada de um apodi unido para poucos mais de 25% da população da chapada,penalizaria os outros 75 % ,vamos fazer uma enquete justa que terminaria soledade com apenas uns doze porcento de votos.apodi não precisa ser rachado,para o bem de quemKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. o povo de nossa cidade tem o quie discvutir o cobrar de um prefeito,essa conversa de cidade nova para mim é pura piada,se a maioria vai ser prejudicada,então porque aceitar?

    ResponderExcluir
  7. riar outro ofre publico na região ,acho desnescessario,outra camara de veriador só pra gastar o dibheiro do povo.vamos é fiscalizar o que vem para apodi ,só com um prefeito mesmo,só com um não tem dado certo imaginem com dois.

    ResponderExcluir
  8. SOU CONTRA<CONTRA E CONTRA. apodi não pode ser dividido,para o bem de todos.

    ResponderExcluir