domingo, 30 de outubro de 2011

GPOCH – Grupo político das comunidades da Chapada do Apodi realiza grande reunião





























Na noite deste sábado 29, na sede do clube Raios de Sol no Distrito de Soledade aconteceu mais uma reunião do GPOCH, dessa feita com a participação de mais de 70 pessoas, entre pré-candidatos e representantes da sociedade da Chapada do Apodi.


A abertura aconteceu com o Radialista e Blogueiro Josenias Freitas que dispensou a formalidade da formação da mesa, se formando uma única e grande mesa composta por todos, e em seguida Elves Alves um dos idealizadores do grupo fez um breve relato do movimento que foi deflagrado a meses atrás em outros reuniões menores. Depois disso Vandilson Targino apresentou uma reflexão sobre o assunto, e após uma oração com Zé Targino, e por fim uma apresentação no data show do presidente da FALS Adailton Targino que trouxe a tona o movimento “Soledade cidade” encerrando a primeira parte da reunião.


Elves Alves abriu a segunda parte da reunião falando do que é trabalhar em grupo, apresentando vídeos de motivação, instigando que chegou a hora da comunidade de Soledade decidir o que é melhor para ela. “Temos que nos unir trabalhar juntos e não deixar que decidam por nós, pois chegou a hora de Soledade e toda Chapada dizer o que quer” ponderou Elves Alves.


O cerimonial abriu espaço ao professor Wallace do Distrito de São Geraldo presente ao evento para fazer um breve relato sobre as lutas para tornar aquele Distrito cidade, enaltecendo a organização do GPOCH e o pensamento que todos têm.


O tecnólogo em administração pública pela UNISUL, Vandilson Targino apresentou números relativos as eleições de 2008, provando cientificamente que se Soledade e Chapada tivessem tido apenas dois candidatos nas ultimas eleições ambos teriam sido eleitos. “Está provado com esses números que não temos capital eleitoral para eleger mais do que dois Vereadores, por isso é necessário que sentemos e escolhamos dois nomes para termos representantes no poder legislativo de nossa cidade” afirmou Vandilson.


A palavra foi franqueada aos pré-candidatos Bira da Aurora, Cleudo Baioto, Ailton Tenório, Zaquinha, Adailton Targino, Zé Targino, que trouxeram suas impressões sobre a magnitude da reunião e o pensamento de se chegar a dois nomes fortes escolhidos pelo povo para disputar as eleições proporcionais em 2012.


Da platéia Almir Targino sugeriu que fosse feito um plebiscito, mesmo que informal para se escolher esses nomes, pois no seu entendimento quem sabe o melhor é o povo e não os caciques políticos que sempre atropelam a escolha popular e indicam nomes na Chapada.

O Comerciante local do ramo de construção Ozório, fez uma critica presencial e construtiva aos pré-candidatos afirmando que a comunidade da Chapada está organizada, e quem precisa se organizar são os políticos abdicando de seus intentos pessoais e pensando mais no coletivo, deixando que a comunidade escolha realmente o que ela quer.


“Saio daqui muito feliz e impressionado com o debate democrático e produtivo que tivemos isso mostra que estamos amadurecendo e estamos no caminho certo” comemorou Vandilson Targino.

A próxima reunião acontecerá no 03 de dezembro, em Soledade e deve contar com ao menos o triplo de pessoas, aumentando cada vez o nível de discussão, que deve culminar em um plebiscito informal ou uma consulta eleitoral para escolha desses nomes.

4 comentários:

  1. Já está a repercutir a nível estadual os escândalos de Felipe Guerra-RN.



    Vejam no site http://www.osantooficio.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto de soledade se emancipar politicamente na condição de município é inviável, pois como Valdilson coloca com muita lucidez, que soledade não tem capital político pra eleger mais do que 02 vereadores, isso mostra que esse discurso é mais uma prerrogativa eleitoreira e sem cabimento; HAJA VISTA QUE NÃO EXISTE ESTRUTURA PARA TAL EMANCIPAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. quem disse isso é uma pessoa da prefeita, dizer que é inviavel. é não querer melhora pra nossa região. Veja, como pode uma chapada ficar sem condições de trafego em periodos como no inverno, verão, o ano todo, a falta de um lider para lutar...transchapadão? so flaviano pediu e que fez os politicos, nem ligaram e ainda, esqueceram de soledade! e a urfesa tomaram.

    ResponderExcluir
  4. A bandeira que de luta Soledade deve empunhar é, de fato, a implatação do Distrito de Soledade. Isto é, a regulamentação do distrito, pelo poder executivo. Pergunta-se a esse grupo:Qual é a área urbana de soledade? Não tem. Qual é o órgão municipal responsável pela administração de Soledade. Não Tem. Qual é o orçamento destinado à administrção de Soledade?Não tem. Mas, por quê não tem tudo isso?Respondo: porque o Poder Executivo ainda não regulamentou a lei municipal que criou o Distrito de Soledade. Portanto, a regulamentação desta lei, é a principal prioridade de Soledade. Isto porque, a partir daí, é que esta comunidade poderá sonhar com a sua emancipação política.

    ResponderExcluir