quarta-feira, 24 de maio de 2017

Videoconferência discute solução para Carnaubais/RN

Com as presenças dos técnicos da Superintendência Estadual da Funasa/RN - que trabalham na Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) - Natalina Cabral, Roberto Sales e Manoel Aluísio; – do Geólogo da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Jadson Rebouças; do Prefeito do município de Carnaubais, Thiago Meira Mangueira;   do Secretário de Gabinete do município de Carnaubais, Alan Lacerda;  e dos técnicos da Funasa/PA (via vídeo), Manfredo Ximenes e Jorge Mártires; foi realizado, no dia 12 de maio,  na Superintendência Estadual da Funasa/RN, em Natal; uma vídeo conferência quando foi discutido as propostas, para se resolver o problema da falta d’agua das populações dos assentamentos nos municípios de Carnaubais, Serra do Mel e Porto do Mangue, depois que o poço de 1.400 metros de profundidade deixou de funcionar.  

No início o técnico da Funasa, no Pará, o geólogo Manfredo Ximenes (via vídeo), fez uma apresentação em Power Point, mostrando o mapa geológico e hidrogeólogico da área. Apresentou informações da área como: coluna litoestratigrafica, teses que aportavam a qualidade da água, temperatura das águas subterrâneas e caracterizou os aquíferos da região.  

Com base na visita técnica e dos levantamentos bibliográficos, Manfredo Ximenes sugeriu a perfuração de poços no aquífero Jandaíra. Contudo, a água desse aquífero, geralmente, não é própria para o consumo (devido sua dureza alta e salinização), além de necessitar de aluguéis de máquinas, tornando o custo muito alto”, disse Natalina Cabral, Geóloga da Funasa/RN. 

Assim, os técnicos e o prefeito de Carnaubais, Thiago Meira Mangueira, optaram pela sugestão da Semarh, que ficará responsável por perfurar vários poços de menor profundidade, e os três municípios (Carnaubais, Serra do Mel e Porto do Mangue) ratearão as despesas. Quanto a Funasa, cumpriu o seu papel de assessorar o município de Carnaubais, para resolver a situação que privava do acesso a água, uma população estimada de 3 mil pessoas 

Superintendência Estadual da Funasa/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário