quinta-feira, 30 de julho de 2015

Severiano Melo realiza Dia de Campo e reúne mais de 100 produtores

Aconteceu na última sexta-feira (24), um Dia de Campo em prol da cajucultura do município de Severiano Melo e região, com o objetivo de debater soluções para o resgate da cajucultura e da dignidade do produtor rural. O encontro aconteceu na propriedade Zé Biá e Edvaldo Biá, e reuniu mais de cem produtores.

Para Elano Ferreira, idealizador do evento, “é preciso caminhar juntos para o fortalecimento da nossa cadeia produtiva: produtores + indústria + iniciativa privada (terra fértil e outros) + poder público (município, estado e união)”. O Dia de Campo, teve como tema: “A Cajucultura no Bom Lugar – Controle Eficiente de Pragas, Doenças e Manejo Adequado”.

Através de Equipe Técnica da Terra Fértil foi levada aos produtores informações de que é possível resgatar a cajucultura com união, respeito, dignidade, parceria e muita organização. O evento contou ainda com Equipe da EMBRAPA, e outras autoridades e nomes importantes da cajucultura.

A Prefeitura de Severiano Melo esteve presente em todos os processos de organização e realização do evento, o prefeito Dagoberto Bessa e o seu secretariado estiveram presentes; a secretaria de desenvolvimento e assistência social, através de Claudiane Costa e sua equipe, recepcionaram todos os presentes com um reforçado café da manhã, também foram ofertados ônibus, para o deslocamento de produtores para o encontro.

Dentro do que foi apresentado no Dia de Campo, Elano destaca a iniciativa do senhor Totonho, do sítio Espinheiro, município de Rodolfo Fernandes; segundo Elano, “engenhosamente e dentro de suas possibilidades, o produtor fez do seu jeep um pulverizador, detalhe: ele compra água para zelar do seu pomar. Um homem, sertanejo, matuto do pé rachado igual a nós, que da dificuldade de até mesmo receber benefícios do governo federal como cisternas, buscou no fundo do quengo a saída”. Para Elano o Primeiro Dia de Campo marca historicamente a luta dos cajucultores do município e do Estado.

O debate rendeu a fundação da Associação dos Cajucultores do Rio Grande do Norte, e Sindicato Patronal, e a realização do I Simpósio sobre a Cajucultura, para todo o Nordeste; o evento já tem data marcada, acontecerá entre 08 e 12 de outubro em Severiano Melo.

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Severiano Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário