quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Vacina contra a dengue começa a ser testada no Distrito Federal

A terceira fase dos testes em humanos da vacina contra dengue foi lançada ontem quarta-feira (21), em Brasília, pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Butantan. A imunização tem potencial para proteger a população contra os quatro vírus da dengue, com uma única dose.

O Ministério da Saúde investiu R$ 100 milhões para a produção da vacina, que está na terceira e última fase de desenvolvimento pelo laboratório público.

Ao todo, 1,2 mil moradores, com idades entre 2 e 59 anos, da região administrativa de São Sebastião, deverão participar dos testes. Do total de voluntários, 2/3 receberão a vacina e 1/3 receberá placebo, uma substância com as mesmas características da vacina, mas sem os vírus, ou seja, sem efeito.

O objetivo é descobrir, mais à frente, a partir de exames coletados dos voluntários, se quem tomou a vacina ficou protegido e quem tomou o placebo contraiu a doença.

Os experimentos envolverão 17 mil voluntários em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil. Os resultados da pesquisa dependem de como será a circulação do vírus, mas o Butantan estima ter a vacina contra a dengue disponível em 2018.

Fonte: Jornal De Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário