sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Processo seletivo da prefeitura municipal de Apodi na área da saúde pode apresentar irregularidades

DOS FATOS:

No dia 09 de setembro de 2014 a PMA lançou edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais da Saúde, sendo publicado no diário oficial dos municípios do RN no dia 11/09/2014. O edital previa duas etapas: A primeira de títulos, e a segunda, uma entrevista com psicóloga. Além disso, previa uma série de requisitos que os candidatos deveriam preencher no ato da inscrição.

Após a primeira etapa (títulos), foi publicado um edital homologando o resultado, no dia 19 de setembro de 2014, e para a nossa surpresa (leia-se ABSURDO) no dia 23 de setembro, as vésperas da entrevista (2ª fase) outro edital foi publicado contendo “RETIFICAÇÕES”, inclusive ACRESCENTANDO CANDIDADOS QUE NAO HAVIAM SIDO COLOCADOS NO PRIMEIRO EDITAL COMO CLASSIFICADOS PARA A ENTREVISTA! Ora, isso é uma enorme irregularidade! Como se publica um edital homologando um resultado, e após 4 dias, as vésperas da segunda fase, vem outro edital acrescentando candidatos? 

Prossigamos...

Hoje, dia 16/10/2014, foi publicado o resultado final do processo e este contendo inúmeros abusos e irregularidades.

Ao todo podemos destacar, entre outras, as seguintes irregularidades ao longo do Processo Seletivo:
A segunda fase, constante de entrevista com os candidatos, não teve quaisquer critérios objetivos para aferir a capacidade dos candidatos. O prórpio edital, não prevê quais critérios serão utilizados nas entrevistas, ficando subjetivo ao bem entender de quem está aplicando a entrevista.

O edital com o resultado final não mostrou as notas finais dos candidatos. O PRÓPRIO EDITAL PREVÊ QUE NA ENTREVISTA SERIA ATRIBUÍDA PONTUAÇÃO DE 0 A 10, E NÃO FORAM PUBLICADAS ESSAS NOTAS. Como sabemos em que colocação ficaram os candidatos?

O edital não contemplou prazo para Recurso Administrativo, não podendo o candidato recorrer na instancia administrativa.

O edital prevê entre outros DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA INSCRIÇÃO, que o candidato comprove inscrição no conselho de classe competente, sendo que ficou flagrante no edital de homologação do resultado, que foram APROVADOS candidatos que ainda estão cursando o curso para o cargo pretendido.

O edital também prevê que só participariam no certame, candidatos com experiência mínima de 06 meses, e pode-se constatar que ficaram classificadas, e até aprovadas pessoas que ainda nem concluíram o curso para o cargo pretendido.

O edital prevê que para o cargo de TÉCNICO em saúde bucal, tem como requisito apenas o curso de AUXILIAR em saúde bucal, mostrando que destua da legalidade, onde se deve ter curso técnico para exercer cargo técnico.

No resultado final houveram, ainda, erros grotescos, colocando candidatos de um cargo, classificados em outros cargos.

Essas são algumas das irregularidades, contudo existem diversas. Somente estas são necessárias para que se possa verificar que merece anulação o referido Processo.

Dessa forma, a administração municipal feriu diversos princípios constitucionais, tais como legalidade,impessoalidade e moralidade. O processo Seletivo deveria ser pautado em critérios claros e objetivos, previamente definidos e divulgados no instrumento convocatório, que permitisse amplo pelos candidatos, com previsão, inclusive, da possibilidade de recurso administrativo, devendo os critérios utilizados estar sempre adstritos à aferição dos conhecimentos indispensáveis ao exercício da função a ser exercida, tudo nos termos estabelecidos pela atual jurisprudência do nosso ordenamento jurídico brasileiro.

Segue abaixo, imagens com algumas das informações aqui esplanadas:






CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR!

22 comentários:

  1. E o reajuste dos funcionários nada

    ResponderExcluir
  2. Você tem certeza disso amigo

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria. Parabéns blogueiro! Essas irregularidades que a administração comete devem ser mostradas para a população, e você está fazendo isso. Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma denuncia muito seria, tem mesmo essas irregularidade

    ResponderExcluir
  5. Blog a serviço do grupo que prega a animosidade entre os apodienses e só trouxe atraso pra cidade.
    Deixa de criar mentiras para tumultuar rapaz.

    ResponderExcluir
  6. Amigo anonimo ai de cima, contra fatos não há argumentos...Os prints estão ai, justamente para provar a legalidade dos fatos!

    ResponderExcluir
  7. Amigo anonimo ai de cima, contra fatos não há argumentos...Os prints estão ai, justamente para provar a legalidade dos fatos!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho e pouco o prefeito que pregava mudanca faz piorque a outra administtacao so bota as mesmas pessoas ddixe de ipocrisia prefeito

    ResponderExcluir
  9. Onde está o MP? Vereadores? Vão deixar essa medíocre gestão pintar e bordar?

    ResponderExcluir
  10. Meu deus qual a difenca ainda nao viu pra pior me poupe a lapada no segundo turno vai ser maior

    ResponderExcluir
  11. João do Buxão...O sr. deve ser alienado ao bloco do prefeito, pq vir dizer que estão criando mentiras para tumultuar, só pode ser piada...analise os editais que vai ver muito mais irregularidades do que essas ai que o blogueiro postou.

    ResponderExcluir
  12. E qual é a segretaria que estar correta?

    ResponderExcluir
  13. Sou da área da Odontologia e não tenho nada a ver com esse processo seletivo, porém quero aqui deixar minha contribuição quanto ao erro cometido com relação a Técnico em Saúde Bucal, acredito que o erro deve ter ocorrido quanto a nome do cargo, falto esse comum nas prefeituras como também pode ser verificado nos concursos públicos de Assú e Jardim de Piranhas recentemente, onde não conhecem a nome do cargo aprovado por lei, onde no caso mais grave de Jardim de Piranhas chamam de Atendente de Consultório Dentista. Porém todos as Unidades de Saúde da Região são de modalidade I, sendo requisito a presença de um Auxiliar de Saúde Bucal e um Cirurgião-Dentista.

    ResponderExcluir
  14. vcs nao viram o titulo da materia nao.

    ResponderExcluir
  15. Burros, Bicudos,Baitingas, Bacuraus e outros mais. O titulo diz: O processo seletivo pode apresentar irregularidades

    ResponderExcluir
  16. blog conversa de esquina .

    ResponderExcluir
  17. Essa foi a verdadeira mudança que o prefeito medíocre trouxe. Acordos políticos e profissionais desqualificados. Apodi está entregue as baratas

    ResponderExcluir
  18. Com relação a esse ultimo comentário, me instigou a comentar, coisa que geralmente não faço por achar que comentários como esse é feito por pessoas sem conhecimento nenhum e que não conhece a realidade em sua totalidade. Quanto a profissionais desqualificados, quero responder que no tocante ao Centro de Especialidades Odontológicas não procede, tendo em vista que a equipe hoje atuante no tocante aos auxiliares são todos diplomados com curso de ASB ou TSB, quanto aos Cirurgiões-Dentistas temos Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Endodontia, Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, Especialista em Periodontia, além de um Mestre em Saúde e Sociedade com enfase em Diagnóstico e DTM. O que mostra o quanto a equipe é qualificada e preparada para atuação. A equipe composta e presente no resultado o qual já tive a curiosidade de verifica também são qualificados. Sugiro que antes de fazer comentários generalizando, procure se informar da realidade geral, ou faça comentário restrito a um setor.

    ResponderExcluir
  19. Bla bla bla aposto que é um beneficiado do acordo pré campanha de 2012. Desqualificados!

    ResponderExcluir
  20. Se quer apostar, passe no CEO e veja a nossa qualificações, mas ao contrário de você não tenho medo de por meu nome no comentário, quem será que é realmente desqualificado. E para sua Informação eu nem em Apodi e só vim conhecer e começar a trabalhar em Apodi em outubro de 2013.

    ResponderExcluir
  21. Thiago Fernando: A sua esposa é uma das que apareceram no segundo edital de "retificação" concorrendo ao cargo de Técnico de Saúde Bucal para o CEO, por que ela não apareceu no primeiro? onde foram homologadas as inscrições de apenas 4 pessoas? será que não tentaram fazer alguma manobra? E você como coordenador, tem mais é que defender mesmo o centro que coordena, mas a verdade é que esse processo seletivo é totalmente eivado de erros.

    ResponderExcluir
  22. Pois é, como você mesmo falou, minha esposa apareceu na retificação da Homologação, mas como você pode ver no resultado final ela não foi aprovada pois tinha outras pessoas qualificadas que fez ela ir para ultimo lugar, mostrando que da minha parte não hoje nenhuma manobra. E vamos deixar de ser fechados para a realidade até grandes institutos de execução de concurso publica retificação, aí vem dizer que não pode fazer uma retificação ou fica perguntando porque não entrou no primeiro, quando se inscreve para um concurso ou processo seletivo você corre risco de não ter sua inscrição computada por erros humanos ou mesmo de informática, e aí, vai pede o direito de concorrer por isso, a pessoa entra com pedido para ver o motivo. Ela fez a inscrição ao processo até mesmo contra a minha orientação, pois na minha opinião não cabia a ela fazer para não ser levantado essas questões, mas não a impedi de se inscrever ou mesmo de ir atrás do motivo de sua inscrição não ter entrado na lista, e se você olha bem a retificação não foi só ela que teve a inscrição reconhecida e retificada, porque não falou o nome das outras pessoas? E defendo mesmo o Centro de Especialidade Odontológica, pois ao contrário da Gestão Anterior que aprovou o Centro de Especialidade em 2009 no Conselho Intergestor Bipartite, instalou e inaugurou em 2012, porém não fazendo a segunda etapa referente a Habilitação, o que acarreta ao não recebimento de 11 reais mensais, mas porque será que os blog e mídia não divulga isso? Mas hoje o processo foi resgatado e todos os tramites realizados faltando apenas a publicação da portaria pelo Ministério da Saúde. Não defendo aquilo que não conheço ou que não é de minha responsabilidade, mas para vim aqui falar mal como anônimo é muito faço, difícil é dar a cara a tapa e fazer o trabalho e o serviço funcionar.

    ResponderExcluir