terça-feira, 14 de julho de 2009

João Maia atrai lideranças para fortalecer seu partido


Pré-candidato ao governo do Estado para as eleições de 2010, o deputado federal João Maia (PR), além de promover encontros no intuito de elaborar seu plano de governo, começou as articulações políticas para fortalecer o PR, legenda presidida por ele no Rio Grande do Norte। A estratégia do deputado é convidar ex-prefeitos, que têm liberdade para mudar de sigla sem punição, já que não possuem mandato. No entanto, Maia também tem convidado alguns prefeitos para integrar o seu sistema.


O principal alvo de João Maia tem sido a base da governadora Wilma de Faria (PSB)। Da legenda de Wilma, o PR deverá contar com o reforço do ex-prefeito de Currais Novos, Zé Lins, grande liderança da região e do prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho, que tem grandes chances de trocar o seio wilmista pelos seguidores de Maia. Os dois líderes provavelmente ficarão com a coordenação da campanha do PR no Seridó, em 2010.


Mas não foi só no partido da governadora que o deputado que o deputado encontrou novos republicanos। Do PP, partido comandado pelo deputado estadual Robinson Faria (PMN), irão para a legenda de João Maia o ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares, e seu filho, George Soares, pré-candidato a deputado estadual. Eles coordenarão a campanha de Maia no Vale do Assú.


O DEM também perderá uma grande liderança seridoense para o PR। O ex-prefeito de São João do Sabugi, Elísio Galvão, que mesmo estando no Democratas já era liderado de Maia, decidiu deixar a legenda presidida pelo senador José Agripino para compor o Partido da República. João Maia disse que vai conversar com Elísio para acertar a data da filiação do novo republicano.

A articulação do presidente do PR para o fortalecimento do partido é semelhante à realizada por Wilma, em 2003, primeiro ano como governadora do Estado। Na ocasião, a peessebista, que tinha o DEM como aliado, começou a articular a filiação de prefeitos do partido de Agripino à sua agremiação. No ano outro ano, 2004, veio o rompimento entre a governadora e o senador, que saiu do governo enfraquecido.

João Maia já anunciou que poderá formar aliança tanto com a base de Wilma quanto com a oposição, que é liderada pelo DEM, dependendo da reciprocidade das legendas ao seu plano de governo para o Estado. Caso Maia opte pela oposição, as lideranças wilmistas atraídas por ele farão falta ao sistema da governadora.



CT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário