quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Semarh elabora diagnóstico e planeja recuperar nascentes do rio Apodi


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da sua Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas), produziu um diagnóstico preliminar sobre as nascentes do Rio Apodi.

Para isso, foi realizado um trabalho de campo, identificando os principais problemas, cadastrando proprietários rurais e conversando com os gestores de municípios onde existem nascentes perenes, entre eles, Coronel João Pessoa, Dr. Severiano, Martins, Portalegre, Luís Gomes, Tenente Ananias e São Miguel.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, explica que esse monitoramento foi uma das primeiras ações executadas no âmbito do “Plantadores de Água”, projeto que a Semarh está desenvolvendo para auxiliar no processo de recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares, bem como conscientizar a população do entorno acerca dos cuidados e os usos devidos das áreas que circundam o local de preservação.

“Identificamos 59 nascentes perenes e percebemos que a maioria delas se encontra com algum grau de antropização, ou seja, níveis variados de degradação causada por interferência humana”, pontua Mairton acrescentando: “as nascentes têm um papel vital na saúde e alimentação do fluxo dos rios”.

A Coordenadora da Comeas, Clara Câmara, relata também que existem nascentes que estão sendo utilizadas para práticas agropecuárias. “Em algumas situações, a população fez um barramento no lugar onde flui a água ou instalou bombas de captação”, mostra.

Via ApoDiario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário