quinta-feira, 24 de maio de 2018

No Dia Nacional do Cigano, Secretária da Mulher faz visita a etnia Cigana de Apodi


O Dia 24 de Maio é comemorado o Dia Nacional do Cigano. Como forma de respeito e atenção a esta etnia, a Secretária da Mulher e da Igualdade Racial de Apodi, Valdenia Morais visitou uma família de ciganos do município. Acompanhada de Assistentes sociais, a secretária conversou com representatividades ciganas no âmbito municipal e aproveitou para reforçar o apoio institucional a esta etnia.

“As políticas públicas são construídas também pelo cigano e para o cigano. Esta etnia faz parte de nosso planejamento estratégico e recebe o apoio da gestão municipal”, comentou a secretária.

Cumprindo agenda administrativa em Brasília, o prefeito Alan Silveira enviou, via rede social, seus cumprimentos para os ciganos apodienses “A nossa gestão trabalha de forma organizada e sensível as demandas das classes e categorias. Entendemos que todos devem ser inseridos em políticas públicas, pensando assim a classe cigana no município de Apodi sabe que recebe nosso total apoio. E esta data representa todo um histórico de lutas e conquistas por parte deste povo tão querido”, disse.

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 por meio de decreto assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, ao assinar o ato, reconheceu a importância da contribuição da etnia cigana no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira. A data de 24 de maio é muito importante no calendário cigano: é o dia dedicado à Santa Sara Kali, a padroeira universal dos povos ciganos.

Fonte: Blog do Roberto Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário