terça-feira, 23 de outubro de 2012

IPHAN garante recursos para o Lajedo de Soledade

O IPHAN – Instituto do patrimônio histórico e artístico nacional estará em 2013 investindo na área preservada do Lajedo de Soledade, com recursos já garantidos para cercamento da área preservada que hoje enfrenta problemas devido ao um longo tempo sem investimentos.

O presidente da FALS Adailton Targino recebeu a confirmação via e-mail e externou a diretoria da Fundação com muita alegria por mais uma vitória que deverá ser concretizada.

Veja o e-mail enviado ao presidente da FALS Adailton Targino:

Prezado Adailton Targino,

Encarregou-nos o presidente do Iphan Nacional, Luiz Fernando de Almeida, de enviar-lhe informações acerca do acautelamento do sítio arqueológico Lajedo de Soledade. Por força da Lei 3924/1961 os sítios arqueológicos são propriedade da União e compete ao Iphan zelar por sua preservação independentemente do fato de serem tombados

No caso específico do Lajedo de Soledade realizamos recentemente uma inspeção técnica e constatamos o bom estado de conservação do sítio em si. O entorno, porém encontra-se ameaçado pela exploração artesanal irregular de calcário para a produção de cal e lajotas para a construção civil.

Como medidas de acautelamento planejamos, ainda para este ano, a realização de uma audiência pública com a população local, ONGs, IBAMA, IcmBio, IDEMA, Ministério Público, prefeitura municipal, entre outros, para tratar da conservação do entrono do sítio.

Prevemos ainda, para o ano de 2013, o cercamento de toda a área do sítio além da requalificação do pequeno Museu da Fundação Amigos do Lajedo de Soledade e restauração das estruturas de visitação controlada.

Agradecemos seu interesse ao mesmo tempo em que nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos complementares,

Respeitosamente,
Onésimo J. Santos
Gestor do Patrimônio Arqueológico
Siape 1680335
Av. Duque de Caxias, 158,
59012-200, Ribeira, Natal - Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário