sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SAMU de Mossoró se estenderá a Apodi e outras cinco cidades

Ramon Nobre/Da Redação - De Fato

O Coordenador Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Luís Roberto, afirmou na tarde desta quarta-feira (29) que Mossoró vai trabalhar visando atender a demanda da região Oeste do Rio Grande do Norte. "Conseguimos pactuar com todos os municípios do Oeste a regionalização dos serviços do SAMU. Tivemos boa receptvidade pelos secretários de saúde. Nós definimos um cronograma. Até 31 de dezembro os municípios vão ter que ter o SAMU implantado", comentou.

De acordo com Luís, os profissionais para trabalhar no SAMU vão ser escolhidos de acordo com a habilidade profissional. "No treinamento vamos identificar os profissionais aptos a trabalhar. Todo gasto em manutenção, profissionais médios, manutenção, central de regulação... Toda parte estrutural vai ficar por conta do estado", explicou.

Além de Mossoró, mais seis cidades foram escolhidas para fazer parte da regionalização do SAMU. Foram elas: Areia Branca, Baraúna, Apodi, Caraúbas, São Miguel e Pau dos Ferros. Todas cidades foram determinadas por critérios técnicos. São eles: população superior a 20 mil habitantes; características de município polo. "São pontos estratégicos. Todos eles sinalizaram que podem arcar com os custos. O SAMU não é uma ambulância, é um sistema. A divisão dos gastos para ofertar o que a população precisar", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário