quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Centro Veterinário Pollastry Diógenes informa: Começou hoje a campanha contra a febre aftosa no Brasil


No dia 1º de novembro começa a campanha contra a febre aftosa no Brasil. Nesse mês, todos os Estados devem vacinar os rebanhos de bovinos e bubalinos. A enfermidade pode contaminar suínos, ovinos e caprinos.

O grande desafio da pecuária brasileira é produzir proteína de origem animal (carne, leite e seus derivados), com sustentabilidade, em demanda crescente sem aumentar a área de produção e com mitigação dos impactos ambientais.

Febre aftosa é uma doença contagiosa que afeta principalmente os bovinos. O animal desenvolve aftas, o que dificulta a alimentação e em algumas espécies, pode causar lesões nos cascos. O bovino fica magro e pode ocasionar a morte.
A doença afeta a economia da pecuária. Causa prejuízos entre os produtores e encarece a carne consumida pela população com a redução do rebanho bovino, por isso a vacina de aftosa é indispensável no manejo do gado.

O setor agropecuário e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) seguem na luta contra a febre aftosa. Tudo em busca de um país livre da doença.

A campanha começará dia 1º e se estenderá por todo o mês de Novembro. A estratégia para tem como objetivo principal criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa. Ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário