MENU

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Deu no Jornal de fato: Flaviano tropeça na comunicação e pode perder mandato

Com minoria na Câmara e com a pressão do MP, prefeito Flaviano Monteiro pode viver dias difíceis

O desprezo do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, com a comunicação em seu governo pode lhe custar muito caro, talvez até o seu mandato. Isso se configurou ontem, quando a Câmara Municipal anunciou que será instalada uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar o desrespeito do chefe do Executivo com a Lei Orgânica do Município e o regimento interno da Casa, além de outras questões referentes à sua administração.

O estopim foi aceso na terça-feira, 6, quando o promotor Sílvio Brito solicitou do Legislativo todos os requerimentos enviados ao prefeito pedindo esclarecimentos. Ao todo, foram juntados 25 documentos que pediam informações sobre licitações, gastos públicos e folha de pagamento e que nunca foram atendidos.

O Ministério Público se manifestou porque, de acordo com a Lei Orgânica do Município de Apodi, o prefeito tem até 15 dias para responder, por comparecimento pessoal ou representante legal, para responder as dúvidas dos vereadores sobre a forma de administrar. Essa medida é baseada no decreto presidencial 201/67, que trata sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores.

Em seu artigo 4.º, são consideradas infrações político-administrativas dos prefeitos municipais sujeitas ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato, desatender, sem motivo justo, as convocações ou os pedidos de informações da Câmara, quando feitos a tempo e em forma regular.

Diante da provocação do Ministério Público, a Câmara Municipal, temendo ser acusada do mesmo erro, no crime de omissão, enviou a documentação e, no seu papel, a oposição solicitou que fosse implantada a CPI. O pedido de investigação foi assinado pelos vereadores Filho Neto, Laete Oliveira, Costinha, Júnior Souza, Nilson Fernandes, Bráulio Ribeiro e Hortência Regalado.

Para o vereador Nilson Fernandes, é muito difícil um prefeito conseguir se manter na política sem comunicação. “A política é um espaço democrático e ele fere, em todos os sentidos, as leis”, disse. Na mesma audiência, Nilson já tinha pedido o afastamento do prefeito por falta de informações e transparência com a saúde pública, que acabou sendo penalizada com a perda de recursos.

PRAZOS

A Câmara Municipal de Apodi tem agora cinco dias para instalar a CPI que irá investigar a situação do prefeito. O presidente da Casa, João Evangelista, informa que, diante da abordagem do Ministério Público, que também deverá pedir explicações do gestor, Flaviano já cometeu crime perante a Lei Orgânica. A ausência de informações do prefeito fere também o princípio da publicidade, um dos princípios da administração pública.

O PREFEITO

Sem assessoria de comunicação, fica difícil para a imprensa do Estado falar com o prefeito de Apodi. Antes, ele tinha uma equipe, mas, segundo informações, não houve renovação de contrato nesse sentido. Na própria cidade, ele é criticado por não atender ligações e por fazer sua própria divulgação, através das redes sociais. O JORNAL DE FATO não conseguiu falar com Flaviano pelo telefone.

21 comentários:

  1. não ha possibilidade para flaviano livrar-se da cassação, com os advogados que ele contratou não podia ser diferente.

    ResponderExcluir
  2. sem falar que qualquer cidadão tem o direito de ter acesso a informações que não esteja no portal da transparencia; acontece que se requerer eles ficam rindo da cara da pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Tem que rir da cara de voces mesmo...Caçar Flaviano? kkkkkkk conta outra vai. DERROTADOS!!!! BACURAU TEM QUE SOFRER! KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk pra seu saber bacurau não sofre mais já a nova geração decepcionada siiiim chupaaaaaaa nova geração

      Excluir
  4. ja vai tarde ele com toda essa cambada de incompetyentes, só pensavam em perseguir as pessoas e fazerem chacota como se se tratasse de time de futebol, vão plantar batatas no asfalto.

    ResponderExcluir
  5. DEMOROU VAAAAAAAAAIIIIIII

    ResponderExcluir
  6. E lembrar que foi esse o homem que votei...ISSO ME DÁ, UM ÓDIO!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não da só em vc mais da em todos mais da proxima nos coloca ele pra fora

      Excluir
  7. ja bem dizia o velho xacrinha;;(quem ñ se comunica se entrubica...)

    ResponderExcluir
  8. Esse prefeito está simplesmente "rasgando" a lei orgânica do município. Todos os dias é percebivel essas atrocidades com nossa carta! Essa é, literalmente, a gestão mais obscura da história de apodi. Tudo pode nessa cidade. É nepotismo, improbidade, pessoalidade, falta o básico em serviços para a população. Vergonha! Tava na hora do MP e a câmera de vereadores tomar alguma atitude, em respeito a população, a lei orgânica do município e a nossa constituição. Fora bando de incompetentes.

    ResponderExcluir
  9. Isso é normal da administração publica, Dr. Pinheiro, Vandinho, Gorete todos fizeram isso, e Flaviano estar fazendo, a diferencia é que nas outras administrações os governantes silenciava os vereadores.

    João Alves

    ResponderExcluir
  10. Isso tudo só por causa de dinheiro

    ResponderExcluir
  11. Flaviano não tem assessoria de comunicação, muito menos, jurídica.

    Os advogados que ele contratou e todos recebem muito bem são uns analfabetos funcionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não tem assessor competente, não tem quem lhe oriente sobre as coisas mais corretas. É isso cidadão que você tá querendo dizer? Parece que isso é perceptível. Até agora, a orientação mais aprofundada desses advogados foi para o prefeito desmanchar o que tava feito e fazer do jeito dele, sem olhar para as leis. Aí o bicho pega!. Mesmo que no Brasil, seja a lei algo meio sem credibilidade, quando há cobrança dela o negócio é outro.

      Excluir
  12. UM APODIENSE INDIGNADO. NA PROXIMA VOU COLOCAR O MEU NOME AGUARDE.10 de maio de 2014 às 19:18

    AMIGOS APODIENSES. ADMINISTRAR O APODI É UM COISA MUITO COMPLEXA. AS COISAS NÃO CAEM DO CÉU QUANDO SE QUER FAZER IMAGINE SEM QUERER FAZER , AI FICA IMPOSSÍVEL. A ADMINISTRAÇÃO DO ATUAL PREFEITO E FEITA POR PESSOAS COM UM ALTO ÍNDICE DE DESCONHECIMENTO DA COISA PÚBLICA. E O PIOR NÃO ACEITA OPINIÃO DE SEU NINGUÉM, SENDO ASSIM O RESULTADO ESTAR AI: NA SAÚDE: FALTA O BÁSICO COMO UM SIMPLES REMÉDIO CONTINUO DE QUE FAZ TRATAMENTO DELICADO E QUE É DEVER DO MUNICÍPIO DOAR, O CARRO COLETOR DE FOSSAS DEIXOU DE EXISTIR DEIXANDO AS PESSOAS CARENTES SEM USAR ESSE BENEFICIO, A CIDADE É UM VERDADEIRO LIXÃO É LIXO E MATO POR TOADOS OS LADOS, COMO POR EXEMPLO NA MANOEL JOÃO DANTAS, A 7 DE SETEMBRO, A CÂMARA CASCUDO ENTRE OUTRAS E OLHE QUE ANDEI EM TODAS ELAS E HORRÍVEL. AS LUMINÁRIAS TÃO FALADAS CONTINUA NAS TREVAS, ENFIM SÓ UM CEGO NÃO VER. AMIGO FLAVIANO DÊ METAS PARA CADA SECRETARIO SEU, NÃO CUMPRIU FORA. SE CONTINUAR ASSIM MEU AMIGO VIVENDO DE FANTASIAS COMO UERN, SANEAMENTO ETC... NÃO VAI A LUGAR NENHUM EMENDA NÃO É DINHEIRO EM CAIXA NÃO. SE FOSSE A EMENDA DO DEPUTADO FÁBIO FARIA QUE FOI DE NÃO SEI QUANTOS MILHÕES PARA A TÃO SONHADA UERN JÁ TINHA SIDO FEITA NÃO ERA A MAIOR EMENDA DE UM DEPUTADO PARA UM MUNICÍPIO ATÉ OUT-DOR EXISTIU ORA BOLAS, ACABE QUE ESSA IDEIA DE PENSAR QUE O POVO AINDA ACREDITA NESSAS SUAS HISTORIAS DE FANTASIAS MUITO BEM CONTADAS COMO SE FOSSE PRA UM BEBÊ DORMIR PREFEITO. ARREGACE AS MANGAS PEÇA DESCULPAS AO NOSSO POVO E VAMOS TRABALHAR AH E OUTRA , ATENDA AS LIGAÇÕES DO POVO E COLOQUE A SUA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PRA FUNCIONAR.BOA NOITE AQUI FICA A MINHA DICA.

    ResponderExcluir
  13. Os vereadores mais o prefeito de Apodi só se preocupa com eles mesmos, a o lado da câmara municipal de Apodi na rua dos cajueiros estar sendo usada como ponto de drogas, é totalmente escura, por ser uma rua nova não tem iluminação olhe se alguém dessa turma estar preocupado com isso.

    ResponderExcluir
  14. acho um absurdo os vereadores que nunca se quer cobraram prestação de contas de um carnaval,nunca viram na maioria das vezes,prefeitos anteriores responderen a camara e agora quererem punir um por não responder também.o motivo não será outro?Politicagem...de omamdantes politicos?derrotados e que querem tirar o foco das atenções das grandes conquista do prefeito?saneamento básico, e parque industrial?kkkk

    ResponderExcluir
  15. e verdade poderia continuar no erro rsrsrsrsrs o anonimo burro deveria ta felis pq pode muda

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião não era pra existir nem vereador e nem deputado. Todos os recursos que são usados para essas duas classes poderia ser investido em prol da população. Bastaria criar um Conselho Comunitário constituído por funcionários Municipais que ficassem durante o período de gestão do Prefeito eleito para atuarem como fiscalizadores e se reunirem para ajudarem na Administração. Quanto não se economizava neste País. Imagine hoje um vereador ganhando dos cofres públicos, salários extraordinários para se encontrarem quatro vezes durante o mês na intenção de apenas conversarem bobagem que nada produz nada de bom para o nosso povo.

    ResponderExcluir
  17. Ele, que mim refiro a pessoa que não quero nem endentifícar o nome deste traste que não merece ser chamado de prefeito.....ele enganou a toda população, significa que a mascara caiu chauuuuu......

    ResponderExcluir
  18. Espero que Flaviano tenha oque mereçe, espero tbm que a população que nele votou não façam mais a mesma coisa.! #SAIAFORAFLAVIANO

    ResponderExcluir