MENU

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mais uma vez ficamos no “quase”


Mobilização Social ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma sociedade decide e age com um objetivo comum, buscando, quotidianamente, resultados decididos e desejados por todos.

Há alguns anos, desde 2006, mais precisamente, estamos tentando criar essa consciência nos concidadãos apodienses que vivem no distrito de Soledade ou no seu entorno. Temos tido um avanço considerável, mas ainda estamos no “quase”.

Partindo do princípio que, a participação em um movimento social deve ser um ato voluntário de cada um, temos procurado conscientizar os principais atores da nossa comunidade, da necessidade de focarmos naquilo que queremos para melhoria do quotidiano de todos. Mas, essa decisão depende essencialmente das pessoas se verem ou não como responsáveis e como capazes de provocar e construir mudanças.

Quando as pessoas assumem que têm nas mãos o seu destino e descobrem que a construção da sociedade depende de sua vontade e de suas escolhas, aí a democracia pode tornar-se uma realidade.

Podemos citar como exemplo, o movimento social encabeçado pelo professor Flaviano Monteiro, que mais tarde veio se transformar em um movimento político, mas sem perder o foco, culminado com uma larga vitória política no pleito eleitoral de 2012. É preciso reconhecer a boa articulação desse movimento social e político, denominado nova geração, que conseguiu imprimir na sociedade apodiense, um desejo de mudança, um norte que aponta para mudanças que só o tempo dirá se realmente acontecerão ou não. O fato é que conseguiram de forma admirável os seus objetivos.

Não aceitar a responsabilidade pela realidade em que vivemos é, ao mesmo tempo, nos desobrigarmos da tarefa de transformá-la, colocando na mão do outro a possibilidade de agir. É não assumirmos o nosso destino, não nos sentimos responsáveis por ele, porque não nos sentimos capazes de alterá-lo.

Os atores sociais do distrito, entre os quais eu me incluo, com muito orgulho não pecaram por omissão. Tentamos através de algumas reuniões tomarmos uma decisão correta em relação ao pleito de 2012, mas não conseguimos convergir para uma só candidatura, para cada um dos lados (situação e oposição), como era o nosso objetivo, acho que por questões ideológicas e/ou de militância partidária. Entretanto, conseguimos ao menos conversar ou provocar uma conversa entre os potenciais candidatos, embora isso não tenha sido suficiente. Mais uma vez ficamos no quase.

 

Na democracia, o público, o que convém e interessa a todos, se constrói e se fortalece na sociedade civil. A força do público e das instituições públicas tem origem no fato de que eles sintetizam e representam os interesses, contraditórios ou não, de todos os setores da sociedade.

Cidadão é a pessoa capaz de criar ou transformar, com outros, a ordem social e a quem cabe cumprir e proteger as leis que ele mesmo ajudou a criar.

Parabenizamos daqui, aos suplentes de vereador Zé Targino (657 votos) e Raimundo Moizés, que também é Targino (655 votos) suplentes de vereador, extensivo também a Ailton Tenório e Bira que colocaram os seus nomes a disposição do processo democrático. Não poderia deixar de parabenizar os atores sociais que encamparam uma luta, sem precedentes, para constituirmos um representante da comunidade. Não vou citar nomes para não correr o risco de esquecer alguém e cometer injustiça, mas são muitos. Não considero que tenhamos falhado, avançamos bastante e para mim ficou mais claro que estamos no rumo certo.

Por Vandilson Targino, Tecnólogo em Administração Pública.

Adaptado do texto de Bernardo Toro, escritor, filósofo e educador colombiano, um dos mais importantes pensadores da educação e democracia na América Latina.

15 comentários:

  1. Mas, foi muito longe do quase. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKIKKKKKKK. São 2924 votos do quase. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Chupa JOsenias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, vc como blogueiro deveria entender que ele estar se referindo ao vereador e não ao prefeito. E tenha mais respeito com as pessoas que vc não passa de um simples babão de Flaviano, esperando toda campanha ganhar alguma coisa. E vc não ta com a prefeita simplesmente pq ninguém de lá tem interesse na sua pessoa e no trabalho. Chupa vc babão!

      Excluir
    2. Se eu fosse vc como professor que se diz ser, teria vergonha de agir dessa maneira, Tenha mais educação com as pessoas, e seja homem, pq homem de verdade não age assim com vc. CHUPA ESSA PALHAÇO...

      Excluir
    3. Sr. Professor/bloqueiro, Lázaro Gama, ..... Eu não ia fazer comentário algum, mesmo pq não sou e não moro nessa cidade, nem muito menos em Soledade, no entanto, resolvi comentar apenas para mostrar minha indignação pelo seu comentário sr. professor Lázaro..... com um comentário desse o sr. só demonstra como é pobre de cultura.... é por isso que o nosso país tá um cabaré..... Quero dizer que não o conheço nem conheço pessoalmente o Josenias.... Professor desse tipo, depois ainda vai fazer greve por aumento de salário.... por seu exemplo, o que vc deve ganhar já é DEMAIS !!!!! REPITO: Não os conheço, vc pode até ser uma grande pessoa, mas o seu comentário, foi uma GRANDE MERDA...Desculpe a expressão, mas não dá para definir diferente..... Ahhh se eu tivesse condições.... já tinha ido embora deste país de IMBECIS... MAL EDUCADOS... POVO IGNORANTE.... SEM RESPEITO.... !!!

      Excluir
  2. poste ai se der

    Sou Bacurau e pra ser bem Sincero gostei da forma respeitosa com que os Flavianistas estão fazendo sua comemoração, Parabéns a todos.

    E não esquecendo de lembrar a todos os Apodienses que até ontem o Sr. Flaviano Monteiro era uma ROCHA dura e inquebrável, mas hoje depois de eleito tornou-se uma vidraça, mas espero o bem de nossa querida e amada Apodi. Meus votos são sinceros e espero uma boa administração.

    Que seja honrosa essa nova administração e sem perseguições e antes que alguém diga algo, EU SOU CONCURSADO E NÃO TENHO NADA A PERDER, QUE SEJAM FEITAS AS MUDANÇAS, mas que seja honesto com o seu povo, e escolha por suas competências e não por suas caras, grau de parentesco ou por compromisso político, pois só assim começaria a acreditar numa possível mudança.

    Não nos resta dúvida da vontade do povo, mas como disse anteriormente Prof. Flaviano tornou-se uma vidraça, pois as promessas foram alarmantes e se não forem cumpridas, sem sombra de duvidas iram atirar pedras contra ele.

    Parabéns a todos e que venhas as MUDANÇAS.

    Elves Alves
    Um filho de Apodi.

    ResponderExcluir
  3. soledade tem o que merece,,,passar mais 04 anos sofrendo enquanto não aprenderem a botar um vereador da comunidade vai ser assim mesmo,,,quase, não reclamem de nada.

    ResponderExcluir
  4. o seu candidato perdeu ...
    MAIS NOSSO TÃO QUERIDO APODI
    VENCEU!! GANHOU MUITO !!
    PODE TER CERTEZA!!

    ResponderExcluir
  5. Há soledade, soledade,...até qando tu irás proceder desta maneira.....sem pensar no bem estar do coletivo.......

    ResponderExcluir
  6. ESSA VAI PARA O BABAO DE FLAVIANO O PROFESSOR LAZARO VC ACHA QUE VAI TER CHANCE DE MAMA SE ENGANOU, VOMO EDUCADOR ESTA SE SAINDO UMA MERDA;

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Sou eleitor da região da areia e dessa vez graças a Deus elegemos uma representantente da areia para a Câmara Municipal. Espero que ela possa recompensar com muito trabalho não só pela Areia mas por todo o Apodi.Acho que Soledade ja deve tambem começar e reunir seu povo mais e mais para a discussao da próxima legislatura, pois ninguém melhor que vocês para escolherem seus representantes. Acho que os primeiros passos foram dados inclusive com as reuniões, que nesse pleito ocorreram até antes das nossas aqui da Areia. Tem muita potencialidade (humanas e naturais) na chapada, que tenho certeza que o professor Flaviano vai precisar para ajudar a mudar esse Apodi de todos nós.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Caubi por esse comentário,vc sim é exemplo de Professor bem educado, não como essa Professor Lázaro q chega na sala de aula gritando,dizendo palavrões, não tem o mínino de respeito por seus alunos e nem mesmo pelos seus colegas professores. Possa ser q Flaviano lhe dê alguma coisa, se ele lhe der, q antes alguém te dê uma aula de relações humanas.Vc faz pregações sobre a palavra de Deus,mas devia antes conhecer mais sobre ela, e ver como Jesus pregava.( Uma ex aluna sua)

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Caubi, não lhe conheço pessoalmente, mas estás entre os meus amigos virtuais do Face. Alegro-me em ver que alguém fez um comentário contextualizado com o que escrevi e devidamente identificado. Você como eu, entende o valor de uma sociedade civil mobilizada e lhe adianto que se depender de mim, Soledade continuará na luta por dias melhores e, isso só acontecerá qdo. a maioria da população do Distrito entender que o poder emana do coletivo.

    ResponderExcluir
  10. Qualquer pessoa percebe q o texto se refere a Soledade. Só lázaro mesmo ...

    ResponderExcluir
  11. ESSSA PESSOINHA QUE SE JULGAR PROFESSOR ESTÁ NÓS ENVERGONHANDO. ACHO QUE ELE ESTA PRECISANDO DE UMAS AULAS SOBRE RELAÇOES HUMANAS, JESUS ME DEFENDA DE UM FILHO MEU SER TEU ALUNO. IMAGINE O QUE ELE VAI APRENDER COM UMA PESSOINHA DESSA. ELEACHA QUE VAI CONSEQUIR UM CARGO LA DENTRO .AH COITADOS LÁ TA CHEIA DE RAPOSAS VELHAS....................

    ResponderExcluir
  12. EU ACHO QUE ESSE PROFESSSORZINHO ESTÁ PRECISANDO TOMAR GARDENAL.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir