quinta-feira, 18 de outubro de 2018

X Congresso da ABRACE com cortejo de cultura popular


O X Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas) termina neste sábado, dia 20, com um Cortejo com grupos de Cultura Popular da Vila de Ponta Negra. O evento, que começou na última segunda-feira, reúne 600 pesquisadores, professores e artistas e tem movimentado o Departamento de Artes da UFRN com apresentações de Dança e Teatro, palestras, debates, reuniões de grupos de trabalho, fóruns, workshops, assembleias e lançamento de livros.

O cortejo de encerramento, aberto a toda à população, começa às 16 horas na Vila de Ponta Negra e sairá de frente à área de lazer do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE). Ele reunirá os grupos de Congos de Calçola, Pastoril, Lapinha, Batuque Resistência, Coco, Boi de Reis Pintadinho e após percorrer várias ruas do bairro, termina com a apresentação dos grupos em frente à Igreja de São João Batista.

Iniciado em 2004, como ação do Projeto Encantos da Vila/DEART/UFRN, coordenado pela Profa. Dra. Teodora Alves, o Cortejo Cultural da Vila de Ponta Negra foi pensado como uma expressão de resistência e de divulgação da cultura tradicional e contemporânea do bairro. Integrado historicamente por grupos de danças dramáticas e convidados, bem como por coletivos artísticos das escolas locais e por representantes de movimentos sociais da Vila e da cidade, o Cortejo segue pelas vielas, revelando aspectos da poesia e da luta desses grupos em se manterem vivos, mesmo diante da dura realidade configurada pela ausência de políticas públicas voltadas ao fomento e a sustentabilidade dos mesmos. Assim, em meio aos encantos da Vila e aos gritos (musicais e dançantes) presentes no desfile, a Vila vai às ruas, às janelas e às portas para celebrar e evidenciar suas causas culturais.

Participam do cortejo os grupos Coco de Roda - Mestre Severino, Congos de Calçola - Mestre Pedro dos Santos Correria, Pastoril - Mestra Helena Correia, Boi Pintadinho - Mestre Pedro de Lima, Lapinha - Mestra Lucimar Ferreira,  Bambelô -  Mestre Pedro de Lima e Batuque Resistência - Mestre Marcos Vinícius.

O SINTE fica na rua da Floresta, 291, Vila de Ponta Negra. Maiores informações podem ser obtidas no portal da associação: http://portalabrace.org ou pelos telefones: 3215-3550/3342-2340/99646-2204.

CONTATO Responsável pela divulgação: Prof. Dr. André Carrico (99136-5055)

Nenhum comentário:

Postar um comentário