quarta-feira, 17 de outubro de 2018

COSERN alerta para o risco de queimadas próximo à rede elétrica e dá dicas de segurança no uso de energia no campo


Os últimos meses do ano são caracterizados pelas queimadas nas áreas rurais e de canaviais do Rio Grande do Norte. Provocados de forma intencional ou acidental pelo homem ou pela combinação de calor e baixa umidade dessa época do ano, esses incêndios também são as principais causas das interrupções do fornecimento de energia elétrica, além de representar um risco para a segurança da população.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), até o dia 14 de outubro deste ano já foram registradas 199 queimadas no Rio Grande do Norte – um aumento de 53% em relação ao total de 2017. Há dois anos, nesse mesmo período, um incêndio de grandes proporções que durou quatro dias dizimou cerca de 200 hectares da Mata do Pilão, na reserva ambiental da APA Estadual Piquiri-Una, localizada nos municípios de Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea, na região Agreste do Rio Grande do Norte.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, mantém um programa educativo permanente com dicas de segurança para prevenir queimadas próximo à rede elétrica. Incêndios como o citado acima, ocorridos próximo às linhas de transmissão e às redes de distribuição de energia elétrica, sempre representam um risco à segurança da população. O fogo e o excesso de calor danificam cabos e estruturas, causam curto circuito e podem interromper o fornecimento de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário