quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Projeto de escola em Itaú promove debate sobre a adolescência

Compreender a dinâmica da vida dos jovens para planejar ações que contribuam com a formação dos adolescentes. Essa foi a proposta da escola estadual Francisco Pinto, localizada no município de Itaú, que por meio do projeto Adolescer mobilizou 68 alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental em uma rotina de atividades que foram realizadas no último trimestre.

O primeiro passo do projeto foi promover a discussão sobre a juventude durante as aulas português, fomentando os conteúdos desenvolvidos na disciplina. “Buscamos proporcionar aos jovens conhecimentos mais aprofundados sobre a fase da adolescência. Para isso, a temática foi trabalhada nas aulas de língua portuguesa, onde, meio a trabalhos de produção textual, procuramos fornecer informações sobre essa fase da vida e desenvolver as habilidades de leitura e escrita”, destacou a professora Maria Mônica de Freitas, coordenadora do projeto.

A realidade dos estudantes de cada turma foi levada em consideração na elaboração das atividades, provocando uma segmentação para cada grupo de alunos. “Adotamos uma fundamentação metodológica baseada na pedagogia de Paulo Freire, partindo do tema gerador, que como já vimos, é a adolescência”, lembra a educadora Maria Mônica.

A escola buscou proporcionar uma série de atividades que dessem amparo as discussões, como a criação de contos, a exibição de filmes voltados par a temática da adolescência, a produção de artigos científicos. Também foram discutidos temas como a compreensão das mudanças na mete e corpo dos jovens e como lidar com a mudança de comportamento que adolescência provoca no indivíduo. “Percebemos que esse conjunto de discussões provocou uma melhoria na capacidade de escrita dos nossos alunos em diversos gêneros literários”, frisou Maria Mônica.

Outra vertente trabalhada nesse projeto foi o Estatuto da Criança e do Adolescente, que teve alguns dos seus artigos debatidos em sala de aula, uma vez que o corpo de professores da escola percebeu que os alunos não tinham um conhecimento mais aprofundado da lei.  Os filmes A Culpa é das Estrelas (2014) e Vida e Menina (2003) foram exibidos para os estudantes, contribuindo para as atividades.

Produção Textual

Como fruto das discussões e das produções textuais, a escola organizou o livro Coletânea de Contos e Crônicas - Histórias Escritas na Escola, publicação que compila 27 textos escritos pelos estudantes. “Realizamos momentos onde os alunos puderam desenvolver a escrita dos textos, partindo de uma versão inicial, e depois indo para processo de revisão e reescrita”, disse a professora Maria Mônica. A primeira versão do livro, que tem 53 páginas, pode ser lida clicando aqui.

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