domingo, 22 de março de 2015

Terra terá menos 40 por cento de água daqui a 15 anos, anuncia a Unesco

O estudo revela que as causas do défice de água em 2030 são o aumento da procura, a má gestão dos recursos hídricos, o aquecimento global, entre outros. 

A Terra terá um défice de água de 40% em 2030 se não alterar os atuais padrões de consumo, conclui um estudo publicado hoje pela UNESCO, que pede uma melhor gestão dos recursos hídricos. O estudo, elaborado por 31 organismos das Nações Unidas e coordenado pela agência para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), adianta que, nos últimos anos, se registaram avanços no acesso à água e saneamento, mas tensões em torno deste recurso persistem e serão mais evidentes com o aumento demográfico. 

Por isso, considera a UNESCO, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o período de 2016-2030, que irão substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (2001-2015), têm de ser mais ambiciosos na proteção dos recursos hídricos. Na atualidade, o plano da ONU acentua sobretudo a importância do acesso à água e ao saneamento. 

A agência das Nações Unidas pede, por isso, que se incluam nos próximos objetivos a gestão dos recursos hídricos, a qualidade da água, a gestão das águas residuais e a prevenção de catástrofes naturais. 

Fonte: DN de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário