terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Especialista comenta sobre Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi




AGRÔNOMO Marcos: Sou formado em agronomia e para o melhor seria a implantação do projeto, pois certamente teria emprego. Mais o projeto seria mais maléfico do que benéfico para Apodi, por quê? Iria gerar emprego? Iria sim, mais escravo.

Digo por que tenho amigos que trabalham na Nolem em Mossoró e ganham 1000 reais, onde o agrônomo era pra ganhar por baixo 6 salários mínimos e onde o piso é 9 SM। Alem de questões técnicas, você esqueceu de que com a irrigação vai ocorrer a diminuição do lençol freático (daqui uns anos a água de Apodi vai ficar "fria" como a de Mossoró) devido ao grande uso, além da salinidade do solo, e os empresários não vão querer reverter à salinidade, pois é muito caro e é mais barato comprar outra terra (ocasionando o abandono) fato comum em baraúna, e por fim o uso descriminado do agrotóxico, sem respeitar o período de carência (tempo mínimo necessário entre a ultima pulverização e a colheita, que depende de produto para produto), e as milhares de aplicações do produto numa mesma colheita.

Lembro de um professor da disciplina de Fitotecnia II dizer que no ciclo de produção da uva a média de aplicação de agrotóxicos era de 48 vezes, isso eu perguntei, professor a gente ta comendo veneno forma de uva, ele disse é verdade। Ele disse a "vantagem" de ser professor dessa matéria é que eu tenho noção dos produtos mais envenenados e com uso eu faço uma seleção, quando não tem produtos orgânicos, e para terminar eu visitei um projeto parecido em Souza na Paraíba e aconteceu o mesmo problema que o marcos falou os pequenos vendendo aos grandes, ou vendendo a outros por não ter condições de arcar com muitos gastos, principalmente energia.

(Não coloco mais coisas porque estou muito ocupado, qualquer duvida eu escrevo mais) EU GOSTEI MUITO DO TEXTO DO MARCOS, APESAR DE NÃO O CONHECER, E QUERIA QUE AS PESSOAS LEIGAS NÃO ESCREVESSEM QUALQUER COISA, PARA NÃO ILUDIR QUEM NÃO TEM MUITO CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO, PORQUE ISSO É CRIME. FALAR A VERDADE ACIMA DE TUDO. E A ESSA MENINA KELLY, PROCURE SABER DAS COISAS ANTES DE ESCREVER.

7 comentários:

  1. Essa NOLEM foi mais uma que caloteou APODIENSES, muito bom este debate, principalmento entre pessoas que conhecem do assunto,como e o caso deste agronomo e de Marcos e não como este que elaborou o texto falando em projeto sem saber nem pra onde e o projeto, valeu josenias, seria bom que marias como esta fossem sempre debatidas, porque este assunto tira o sossego de mais de 10.000 pessoas que vivem na chapada e prejudica també a zona urbana, queremos saude, e não veneno.

    ResponderExcluir
  2. MAS MARCOS AGUA NAO É DA BARRAGEM E NÃO DO LENCOL FREATICO?

    ResponderExcluir
  3. Grande Marcos PhD em agronomia, economia e vida humana.

    Me responda uma coisa. O que vc prefere ter escravos como vc diz de empregos ou ter escravos da fome? Vc já andou nessas comunidades e viu alguma dessas pessoas comentos farinha com café porque não simplesmente dinheiro para comer? Você acha vantagem um agricultor ter terra e não produzir? Você acha que quebrar pedra como W. Oliveira mostrou em uma reportagem é diferente de escravidão? Meu caro eu sinto muito, mas as suas teorias só funcionam para professores que só conhecem a realidade de uma sala de aula e não sabem nada além do que os livros mostram. A vida ensina muito mais do que essas teorias idiotas. Você acha que hoje nós só comemos comidas orgênicas e será que as pessoas pobres teriam condições de pagar 15reais em 1 Kg de tomate. Prezado me desculpe mas desenvolver socialmente as pessoas e dar dignidade a elas vai muito além do que comentparios técnicos baseado puramente no conhecimento de quem tem o que comer todos os dias e nunca provou café com farinha.

    ResponderExcluir
  4. anonimo você é a favor da escravidão? pq pelo que voce disse parece que eh. Eu nao tiro nada do que eu disse, mais ganhar dinheiro de forma escrava eh muito errado, voce ta querendo tampar o sol com a peneira. Não é porque precisa que o pobre tem que se humilhar, tem que ter dignidade. E com a pergunta do outro eu nao acredito que e agua seja só da barragem, até porque eu não acredito que a barragem suporte tanto projeto assim, eh adultora para umas cidades e um projeto desse, acho que os empresarios vao fazer poços em suas propriedades e se tiver uma seca (um ano sem chuvas) fato que nao pode ser descartado na nossa regiao, voce acha que a barragem suporta 2 anos inteiros de irrigação? eu acredito que não. vamos pra frente.

    ResponderExcluir
  5. BOAAAAAAAAAAAAAAA!

    Anônimo disse...

    Grande Marcos PhD em agronomia, economia e vida humana.

    Me responda uma coisa. O que vc prefere ter escravos como vc diz de empregos ou ter escravos da fome? Vc já andou nessas comunidades e viu alguma dessas pessoas comentos farinha com café porque não simplesmente dinheiro para comer? Você acha vantagem um agricultor ter terra e não produzir? Você acha que quebrar pedra como W. Oliveira mostrou em uma reportagem é diferente de escravidão? Meu caro eu sinto muito, mas as suas teorias só funcionam para professores que só conhecem a realidade de uma sala de aula e não sabem nada além do que os livros mostram. A vida ensina muito mais do que essas teorias idiotas. Você acha que hoje nós só comemos comidas orgênicas e será que as pessoas pobres teriam condições de pagar 15reais em 1 Kg de tomate. Prezado me desculpe mas desenvolver socialmente as pessoas e dar dignidade a elas vai muito além do que comentparios técnicos baseado puramente no conhecimento de quem tem o que comer todos os dias e nunca provou café com farinha. (2)

    ResponderExcluir
  6. Inicialmente quero lembrar que o texto não é de minha autoria, apesar de concordar com tudo que está escrito.

    Assim como o agrônomo Marcos, também tenho alguma experiência no ramo, já que cursei até o 5° período do mesmo curso e posso dizer que não sou leiga no assunto.

    Alguns assuntos foram abordados pelo especialista como a salinização, o exagero no uso de agrotóxico e a redução no lençol freático.

    São todos fatores subjetivos que apenas acontecem em função do mau uso do HOMEM, ou seja, não são conseqüências diretamente ligadas a irrigação. SALINIZAÇÃO - Ocorre quando usamos o solo sem fazer o manejo necessário, ou seja, sem repor os nutrientes, sem deixar a terra descansar, uso excessivo e irresponsável, a irrigação não causaria isso. USO ABUSIVO DE AGROTÓXICO - Poderia também ajudar na salinização, mas uma coisa que depende de quem irá plantar e de uma fiscalização que poderia ser feita pelo próprio município em um período como de 6 em 6 meses, o que tambem não seria causado pela implantação do projeto de irrigação. REDUÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO - A água do lençol freático de APodi nem seria utilizada, mas sim a da própria Barragem, a qual foi feita exatamente para esse tipo de coisas, um reservatório de água que serve para abastecer e irrigar principalmente as áreas rurais de uma cidade na época da seca. Iria reduzir seu nível de água? Sim, na época da seca, mas as chuvas como essas que iremos receber agora elevaria esse nível o normalizando novamente.

    Gostaria de saber, na visão do agrônomo e do blogueiro para que realmente foi feita a Barragem de Santa Cruz se não para abastecimento, irrigação, prevenção. Logicamente que esses fatores lembrados pelo especialista são válidos para uma prevenção, os quais seriam evitados quando ensinamos a quem vai usar a terra a maneira correta de se fazer o trabalho sempre visando preservar o bem natural, assim como fiscalizando os pequenos agricultores e também as grandes empresas que poderão vir para nossa cidade, tomando como referencia o que acontece em Baraúna por falta de responsabilidade das empresas e também do município.

    O que realmente não pode acontecer é termos a 2° melhor terra do mundo de um lado e um dos maiores acúmulos de água do outro sem fazer com que tais se encontrem e dêem segurança ao apodiense da zona rural (lembrando que somos uma cidade mais rural do que urbana e dependemos da agricultura) que depende da agricultura fique a esperar inverno bom, tendo "água no quintal" sem poder utilizar por causa de algo que poderá acontecer ou não.

    Caso algum dia o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi chegar a sair do papel, a certeza que teremos é de que o agricultor vai poder plantar o ano todo sem ter medo de ver seu gado morrer, como aconteceu ano passado, por causa de um inverno fraco.

    ResponderExcluir
  7. Marcos,

    Acho que você não entendeu, o que parece ser normal para você. Então me responda. Qual a dignidade em quebrar pedras? O que isso tem de diferente da escravidão? É isso que quero saber de vc.

    ResponderExcluir