sexta-feira, 11 de maio de 2018

Conselho Municipal de Educação realiza visita técnica às Escolas Municipais

O Conselho Municipal de Educação, realizou na manhã de quarta-feira uma visita técnica à escola de melancias e a obra que está em andamento. Os membros do conselho visitaram também a creche “modelo”.  O CME é um órgão colegiado autônomo, de caráter permanente, representativo, com as funções de consultar, deliberar, fiscalizar e assessorar as políticas da Educação do município. A visita técnica também analisou as condições mínimas de funcionamento das escolas. A comitiva visitou vários espaços das unidades escolares, e conversou com alunos, professores e diretores.

Segundo o Presidente do conselho, professor Ozamir Lima, compete ao CME auxiliar na formulação da política e na elaboração do Plano Municipal de Educação; acompanhar, avaliar e emitir parecer sobre planos de aplicação dos recursos destinados à educação; propor critérios para o funcionamento dos serviços escolares de apoio ao educando (merenda, transporte escolar e outros); acompanhar e avaliar o atendimento educacional visando garantir atendimento especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, proporcionando currículos, métodos, técnicas, recursos educativos específicos, entre diversas outras funções.

Ozamir disse ainda que, durante a visita de monitoramento institui-se um momento de interlocução entre os conselheiros, colaboradores, professores e equipe pedagógica da Unidade Escolar, por meio da observação direta, verifica-se a solidez e a consistência do ensino. Foi possível verificar se a infraestrutura (ambientes, equipamentos e outros recursos físicos e acadêmicos) são apropriados.

A comitiva visitará nas próximas semanas todas as escola da rede municipal localizadas na zona urbana, a previsão é que as visitas se estendam  as escolas da zona rural nos meses seguintes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário