quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Ação educativa do Dia das Crianças mobiliza consumidores em vários municípios do RN

A aula foi de campo e o assunto foi a prática do consumo consciente. O Ipem e o Procon se uniram em mais uma campanha educativa nesta terça-feira (10), dessa vez em alusão ao Dia das Crianças. No início da tarde, estudantes de 7 a 10 anos do Colégio Salesiano São José foram recebidos pelos fiscais da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor do RN e do Instituto de Pesos e Medidas do RN. Eles foram orientados de como proceder para fiscalizar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e de algumas determinações nacionais do Inmetro, aplicadas aqui no estado pelo Ipem, nas relações de consumo do dia a dia.

O Supermercado Nordestão da avenida Deodoro da Fonseca, em Natal, encampou a ideia e abriu as portas de sua loja para os fiscais mirins. Os estudantes percorreram as gôndolas, pesaram produtos, verificaram validades e receberam as orientações dos fiscais e de Cyrus Benavides, coordenador de Procon/RN e diretor do Ipem. Os estudantes receberam cartilhas educativas e no final da aula de campo receberam lanche gratuito do supermercado. Uma aula passeio, bem diferente do programa convencional, para reproduzir junto as famílias o que aprenderam. “ Vou levar as cartilhas em cada compra com meus pais e vou ficar atenta nas compras que entram no carrinho”, disse     Ana Cláudia.

Durante a manhã, a mesma operação foi realizada no Supermercado Favorito, no município de Macaíba, na grande Natal. Estudantes da Escola Estadual Professora Mariluza percorreram todas as seções do supermercado em busca de produtos vencidos e fora dos padrões do Inmetro. As crianças receberam uma cartilha de Fiscal Mirim do Procon/RN e lanche gratuito e brindes do supermercado Favorito.

Em Mossoró a campanha ganhou as ruas no dia 5, quando alunos do Colégio Diocesano Mossoró foram ao Supermercado Cidade realizar a fiscalização. Enquanto dia 6, os alunos da Escola Estadual Alfa Ville percorreram os corredores do Hiper Queiroz.

 Nenhuma irregularidade foi encontrada nos supermercados.

A Operação do Dia das Crianças teve início dia 2, e desde então cerca de 800 estudantes participaram da ação “Fiscal Mirim”, 100 cantinas escolares e 350 lojas foram visitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário