MENU

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cinco comunidades no RN lutam por emancipação politica

Fabiano Souza/Da redação Mossoró – Jornal De Fato

Depois de 17 anos de luta e idas e vindas à Brasília emancipalista de todo país conseguiram na noite de ontem (4), o sonho da emancipação dos distritos brasileiros se torne mais próximo. Por 319 votos a favor e 32 contra, a PLP 416, que devolve aos estados o direito de decidir sobre a criação de novos municípios.

Os representantes das cinco comunidades do Rio Grande do Norte, que integram o Movimento Emancipalista do RN (Moern), articulado junto com a União Brasileira em Defesa dos Novos Municípios, comemoram mais essa vitória e agora torcem para que a PLP 416 possa ser aprovada pelo Senado e posteriormente possa ser sancionado, pela presidente Dilma Rousseff.

“Sem dúvida, foi uma grande vitória. Agora vamos torcer para que o Senado inicie o processo de votação. Estivemos em Brasília participando de encontro para nos integramos ao movimento nacional que é muito forte em outros estados, mas nós estamos nos fortalecendo para ampliar a participação aqui no RN”, bancário Vandilson Targino, líder do Moern.

Segundo ele, a estrutura política mínima para os municípios engloba a prefeitura, uma Câmara Municipal com nove vereadores (número para cidades com menos de 15 mil habitantes) e algumas secretarias. Já visitamos algumas comunidades que lutam pela emancipação e no próximo sábado estaremos em Luiz Gomes para falar com o professor Jozildo que luta pela emancipação da comunidade de São Bernardo.

As cinco localidades potiguares que pleiteiam saírem da condição de distrito e passarem a município são: Agrovila Maísa (Mossoró), Soledade (Apodi), São Geraldo (Caraúbas), Diogo Lopes (Macau) e um distrito na cidade de Luís Gomes, que ainda será analisado pelo movimento potiguar.

20 comentários:

  1. Esse último distrito é São Bernardo, distante á 6 km da sede (Luis Gomes). Agradecemos os esforços de todos pra nos ajudarem. Visitem nosso blog e conheçam melhor nosso distrito: www.blogmissao.blogspot.com
    Abraço,
    Jhahcob Oliver

    ResponderExcluir
  2. Espero que isto saia da teoria e passe para a prática. Queremos a nossa Vila São Bernardo se emancipando a cidade, todos a favor!

    Jayne Cavalcante.

    ResponderExcluir
  3. estamos todos nesta luta paraque sao bernardo possa se tornar cidade serra um grande sonho realizado

    ResponderExcluir
  4. amigos em roda de conversa.6 de junho de 2013 às 16:54

    hora mais,tirar mais de um milhão da receita de apodi,prejudicando as outras regio~es de apodi e a cidade,para beneficiar meia duzia de gente que tão querendo formar uma panelinha ,agora a gente aqui da cidade vote, ha ha ha ha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meia dúzia de Gente não, o distrito de São Bernardo tem 1.500 eleitores
      seu distrito em se tem 2.520 eleitores me diga isso é meia dúzia gente?
      As pessoas de Luis Gomes e são bernardo tá na luta para conseguir
      essa tão esperada emancipação política de São Bernardo.

      MÁRCIO MENDES DE ALMEIDA

      Excluir
    2. Puro interesse. Não sei o que se passa na cabeça do povo de soledade que o povo de Apodi vai votar a favor. será que somos tão burros de colocar nossa riqueza e anos de lutas, IFRN, royalties, irrigação na mão de 6 ou cinco pessoas?
      Se fosse uma comunidade distante 30 km ou mais, separada por rios, estradas péssimas. mas fica quase dentro da cidade de Apodi, com ótimas estradas. sem contar que já está praticamente colado a cidade. será que está tão ruim assim? porque se falta saúde pra soledade falta para as pessoas da rua também. o acesso a cidade sede é excelente.
      subam e desçam. mas nunca irá acontecer. primeiro veio Apodi, depois soledade.
      mas se quiserem brigar por melhorias para a comunidade, assim como as outras. tem meu apoio.

      Excluir
  5. concordo e acho um absurdo retirar soledade de apodi,porque esse negocio s´[o vai é fazer faltar mais dinheiro para o prefeito de apodi fazer o que precisa na cidade e as outras regiões.portanto eu e familia votaremos a favor de apodi e contra soledade.

    ResponderExcluir
  6. essa invenção partiu de quem?de quem não pensa em Apodi e sim no seu emprego ou vaga de vereador em soledade como municipio é,como secretario.é uma piada isso,é uma coisa se,m logica.soledade tem que continuar sendo destrito mesmo.meu irmão no assentamento não votara a favor de vsoledade não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partiu de quem tem consciência cidadã e pensa no município como um todo, partiu de quem não aguenta mais ver que não é investido recursos de royalties de petróleo na chapada de onde ele é extraído, partiu de quem quer ver investimentos nas potencialidades da chapada e assim melhorar a qualidade de vida dos nossos irmãos, porque hoje não se investe um centavo furado, partiu de quem acredita no desenvolvimento e nas riquezas que podem ser geradas pela produção da cal, pelo turismo histórico, pela fruticultura, pela caprinocultura que não recebem investimentos devido a sucessivas administrações míopes que só enxerga a sede e despreza os outros munícipes. Estamos cheios de tudo isso e de pessoas limitadas como você.

      Excluir
  7. vcs pençam assim pq quando o poço da caern da problema, a cidade não fica meses sem água.
    vcs pençam assim pq a cidade mesmo q pareça não star bem cuidada, mais oferece o básico do básico....
    vcs pençam assim pq acham q o petroleo nunca vai acabar.

    ResponderExcluir
  8. O povo de Soledade não quer, só quem quer isso são pessoas que estão de olho nos cargos públicos que serão gerados, prefeito, vice, vereadores, secretários... No fim vão só gastar mais dinheiro público em benefício próprio!

    ResponderExcluir
  9. leandro,luis ,iva e outros amigos.7 de junho de 2013 às 18:02

    a minha cidade é importante no rio grande do norte,por causa de suas riquezas naturais e seu tamanho,aí vamos dividir,para beneficiar uma familia só e apodi ficar lá no rabo da fila lisa e sem valor.mais é só o que faltava .nem que a porca torça o rabo eu voarei nesse nessa eleição conta apodi e o vale,ja que o dinheiro que se gasta no vale,ja é pouco e tirando esse dinheirão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se cria um município não só se tira recursos, junto vem, despesas com obras em andamento, pessoal que trabalha na área serão incorporado a folha do novo, passivo ambiental e outros. Tudo será feito de forma proporcional, inclusive os repasses federais. Então não haverá desequilíbrio.
      Pleitear independência Administrativa, política, financeira, social e ambiental é um direito de cidadania e não pode ser negado se os cidadãos assim o quiserem. Se a maioria for contra, no final de tudo, fica tudo como está, isto é, a sede não fazendo nada para o setor rural e quando faz acha que está fazendo um grande favor.
      Vocês certamente são da sede e não precisam de lutar por coisas básicas como água na torneira, estrada de acesso as escolas, segurança básica, serviço básico de saúde, transporte escolar. É como diz o ditado: quem sabe onde o sapato aperta é quem o calça.
      Prestem atenção que já estamos no rabo da fila. Em termos de IDH 44º se tiver melhorado foi pouco e podemos estar sendo prejudicado justamente pelo tamanho a nossa densidade geográfica é baixíssima. Aconselho que lutem pra que se melhore os investimento no vale e não contra quem quer melhorar a sua região.
      Outra coisa, a região da chapada não é composta só de uma família, temos milhares de trabalhadores que trabalham e trabalham muito pra dar boa vida a elite ai da sede e sem nenhum reconhecimento. Chega né?

      Excluir
    2. acha que os problemas são de exclusividade de soledade?

      Excluir
  10. acabem com essa conversa desastrada para o municipio de apodi,numtar vendo qui issu num tem futuru apodi precisa e de mais dinheiro e tera e não di dividir as suas riquezas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aqui já tem em seu pensamento que todo agricultor é burro. Exagerou qdo tenta se passar por um.
      Amigo, um aviso. Ser agricultor não é igual a ser analfabeto, é acima de tudo ser honrado, batalhador e honesto.
      É melhor ter mais respeito, te manjo e vc. certamente não é um dos nossos.

      Excluir
  11. SOU UNIVERSITÁRIO E FILHO DE AGRICULTOR.8 de junho de 2013 às 23:49

    INTERESSANTE SÃO AS DEFESAS REALIZADAS EM NOME DA LIBERDADE DE SOLEDADE,SEI NÃO VIU.LIBERDADE DE ALGUNS ESPERTOS É?PENSO E TENHO O DIREITO DE VER QUE NÃO PASSA DE UM SONHO OPORTUNISTA DE POUCOS,QUERENDO USAR A FALTA DE CONHECIMENTO DE MUITOS.SÓ QUE NINGUÉM E DOIDO OU OTARIO DE QUEBRAR O MUNICIPIO DE AOIDI,SÓ PARA BENEFICIAR UM PEQUENO GRUPINHO NÃO.A SOCIEDADE É ESPERTA ,AONDE SE QUETIONA O PREJUIZO DE APODI E DOS OUTROS SITIOS,NÃO FICA CAMINHO NÃO VIU AMIGO.DESISTAM SOLEDADE TEM UM POVO HONRADO,INTELIGENTE E SABEM QUE ESSE NÃO É O CAMINHO NÃO.CERTO..

    ResponderExcluir
  12. SOU DA CHAPADA,ESTUDO EM APODI A NOITE E NÃO VOTAREMOS NESSA FRIA A FAVOR DE AFUNDAR APODI NÃO.

    ResponderExcluir
  13. o olho grande é nos cargos ,nos beneficios do poder que iriam aparecer para alguns,essa é uma pida.derrotaremos essa idéia nas urnas de goleada.

    ResponderExcluir
  14. Mentiroso...VC é da chapada! mas ñ do Apodi... deve no mínimo ser da chapada Diamantina...pra ser contra a sua liberdade.

    ResponderExcluir